Connect with us

DESTAQUES

FRANCISCO SANTOS 63 ANOS | Prefeitura realiza III Amostra Cultural do Ponto de Cultura Artes da Terra; veja!

Publicado

em

A valorização cultural é essencial para a preservação da identidade de um povo e a construção de uma sociedade mais rica e diversa.

Com essa visão, a Prefeitura Municipal, sob a gestão do prefeito Luís José e do vice-prefeito Edson Carvalho, realizaram a III Amostra Cultural do Ponto de Cultura Artes da Terra, na noite desse sábado, 23 de dezembro.

O evento começou com a formação da mesa de honra, que contou com a presença do prefeito Dr. Luís José e sua esposa, a secretária de Finanças Daniela Leite, do vice-prefeito José Edson de Carvalho e sua esposa, a secretária de Juventude Ana Patrícia, além da presidente dos Sindicato dos servidores públicos municipais de Francisco Santos e representante do Ponto de Cultura Artes da Terra, Maria do Socorro Silva, o tesoureiro do Ponto de Cultura Artes da Terra, Francisco Luthiano de Carvalho, a professora Elizangela Cipriano, vereadores, secretários municipais e o poeta e escritor Isac Santos.

Em seu discurso, Maria do Socorro Silva, representante legal do Ponto de Cultura, deixou seus agradecimentos.

“Em nome da gestão municipal, é uma honra saudar todos os presentes neste evento. Este projeto foi idealizado em 2010 por Ana Carlete e a professora Elizangela Cipriano e hoje celebramos a terceira amostra com nossos talentosos artistas locais. Os monitores desse projeto têm se empenhado ao máximo, incentivando os jovens a se interessarem pela cultura, uma forma de impulsioná-los a valorizar apenas coisas positivas. Gostaria de agradecer aos nossos colaboradores, à prefeitura municipal, representada pelo prefeito Luís José e pelo vice Edson Carvalho, aos monitores das equipes de dança, música, teatro e informática, e, principalmente, a cada criança e jovem de nossa cidade que decidiu participar. Muito obrigada a todos”, declarou.

O gestor municipal, Luís José, destacou a importância da valorização cultural.

“Nossa região é extremamente rica em cultura. Hoje, temos o prazer de apresentar e compartilhar nossa cultura com crianças, adolescentes e nossos talentosos artistas e poetas. Sou apaixonado por arte e cultura, e esse é um momento de muita felicidade para nós. Neste domingo, nossa querida cidade de Francisco Santos completa 63 anos de existência. Para celebrar, teremos uma missa, hasteamento de bandeiras e várias inaugurações. Temos de tudo em nossa cidade, e espero que todos aproveitem esses eventos especiais, pois foram preparados com muito amor e dedicação. Gostaria de parabenizar a Socorrinha, responsável pelo Ponto de Cultura, assim como todos os envolvidos nesse trabalho maravilhoso” enfatizou.

O vice-prefeito, Edson Carvalho, ressaltou a importância do evento.

Publicidade

“Estamos imensamente felizes por termos a oportunidade de estar aqui nesta terceira amostra cultural. Desejamos que todos possam se divertir e aproveitar ao máximo este momento especial, apreciando tudo o que nossa comunidade tem para mostrar”, salientou.

Após as declarações, teve início a emocionante noite de apresentações. Talentosos artistas locais subiram ao palco para mostrar sua arte nas áreas da dança, música e teatro. A plateia, composta por crianças, jovens e adultos, se encantou com as performances e aplaudiu entusiasmada a cada apresentação.

Apresentações

O momento teve início com o animado hino de Francisco Santos em ritmo de forró, apresentado pelos alunos Emauele e Junior.

Logo em seguida, foi realizado um momento especial de entrega de certificados do curso de informática, sob a responsabilidade do professor Ronilton Júnior da Silva. Essa iniciativa busca incentivar os alunos a se capacitarem em uma área cada vez mais relevante nos dias de hoje.

A peça de teatro “O bolo de Boutiqueira” foi uma verdadeira homenagem aos escritores locais de Francisco Santos. Os alunos do 8º ano A e ex-alunos do 9º ano A se transformaram em personagens divertidos, explorando o humor e a cultura do povo da região.

A música também teve seu espaço garantido nas apresentações. As artistas Geovanna e Melissa Diniz encantaram o público com suas vozes, interpretando a canção “Então é natal” e “Aleluia”, e separadamente, jovem Geovanna cantou “De janeiro a janeiro” e a Melissa “Que sorte a nossa”.

A diversidade de ritmos também ficou evidenciada nas danças apresentadas. O contemporâneo, o Piseiro, o carimbó e o funk eletrônica trouxeram diferentes estilos coreográficos, mostrando que a evolução dos estilos musicais facilitou a diversidade de danças populares. A dança do carimbó, em especial, é uma manifestação cultural típica da região Norte do país, tendo suas raízes nas tradições indígenas.

Os alunos da Escola Municipal Santa Filomena, também apresentaram a fanfarra, o violão e na dança do Piseiro.

A segunda peça de teatro da noite foi uma homenagem ao renomado escritor Ariano Suassuna. “O auto da Compadecida”, episódio 11, intitulado “O testamento da cachorra”, foi encenado pelos ex-alunos do 9º ano A da escola.

Logo em seguida, houve a encenação da obra teatral, “Chiquinha das Cabritas, a veaca do sertão”, foi uma produção artística dos professores Juliano Igor e Samuel Vitor, em parceria com os alunos. Destacando o talento e criatividade do aluno David Lucas Soares, que escreveu o roteiro.

As danças urbanas, representadas pelo atual brega funk, mostraram a evolução dos estilos musicais ao longo dos anos. As coreografias apresentadas refletiram essa diversidade, proporcionando momentos de descontração e animação para o público presente. A apresentação de dança funk eletrônica encerrou essa sequência de ritmos contagiante.

Encerrando as apresentações dos artistas da terra, houve a apresentação musical Noé.

Para finalizar a noite em grande estilo, a cantora Yasmin Hipólito subiu ao palco e colocou todo mundo para dançar ao som de suas músicas empolgantes. A última performance da noite ficou com o cantor Lamark.

Fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS