Connect with us

DESTAQUES

Jovem acadêmico de jornalismo retrata um sertão de sonhos e conquista vitória na Competição Internacional de Vídeos da ONU

Publicado

em

Carmo Neto, um jovem estudante de jornalismo de São Julião, está sendo motivo de orgulho e alegria tanto para a sua comunidade acadêmica quanto para a população da comunidade de Mandacaru. Aos 20 anos, Carmo foi o vencedor de uma prestigiosa Competição Internacional de Vídeos promovida pela ONU.

Seu curta-metragem intitulado ‘O Sonho de João’ foi premiado pelo prestigioso Plural+ Youth Video Festival, realizado pela Aliança de Civilizações das Nações Unidas (UNAOC) e pela Agência da ONU para as Migrações (OIM). O festival busca incentivar jovens de todo o mundo a expressar suas vozes sobre temas como migração, diversidade, inclusão social e prevenção da xenofobia.

A noticia foi recebida no dia 19 de outubro, no entanto, somente nesta segunda-feira (06), o vídeo pode ser exibido no auditório da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Campus Professor Barros Araújo em Picos, para alunos do curso de jornalismo que participam do projeto Cine Sertão da disciplina de Políticas públicas desenvolvida no Semiárido, ministrada pela professora Me. Lana Krisna.

Carmo Neto falou sobre seu trabalho antes da exibição do curta-metragem, destacando que produziu o vídeo com o propósito de submetê-lo ao Plural+.

“Eu produzi este vídeo com o propósito de submeter para o Plural, pois já conheço essa competição há aproximadamente 4 anos, no ano passado, participei e fui finalista, alcançando o top 50, se não me engano. Este ano, decidi participar novamente, mas mais como uma experiência para explorar a criação. A proposta do Plural sempre me atrai, pois gosto muito de abordar temáticas sociais em meus filmes, além disso, já obtive outros prêmios nessa área de produção”, destacou.

No vídeo ‘O Sonho de João’, o espectador é levado a conhecer um menino da localidade Mandacaru, pertencente ao município de São Julião, que almeja um mundo mais vasto, onde os sonhos ganham asas, o futebol se torna arte e poesia, a educação é a chama da esperança e o semiárido torna-se um lugar de oportunidades.

Publicidade

Apesar do esforço em produzir o material, o acadêmico enfrentou dificuldades técnicas, principalmente pela falta de equipamentos. No entanto, isso não o impediu de criar um conteúdo inspirador e de alta qualidade, como afirmou a professora Me. Lana Krisna em entrevista ao Cidades na Net.

“É extremamente gratificante ver o Carmo e sua trajetória inspiradora, ele vem de um contexto semelhante a muitos estudantes de Jornalismo e outros cursos da UESPI, originário do sertão e cheio de sonhos. Seu principal objetivo é se tornar jornalista e dar visibilidade às produções jornalísticas. E ele tem se destacado muito bem nisso, participando de concursos e sendo reconhecido por organizações internacionais, como a ONU. É incrível ver a qualidade do seu conteúdo e sua abordagem crítica e analítica das questões. Além disso, ele também é sensível e poético em suas criações, o Carmo nos enche de orgulho e inspira outros estudantes a seguirem o mesmo caminho”, enfatizou.

Lana Krisna ainda destacou aspectos importantes do vídeo que contribuíram para o sucesso.

“Primeiramente, a fotografia do vídeo traz uma representação profundamente poética do Nordeste. O vídeo mostra a comunidade de Mandacaru, que recebe o nome de uma planta nativa e exibe a exuberante mata da caatinga, o bioma característico da região. No entanto, o vídeo não explora os aspectos de pobreza típicos do sertão, em vez disso, ele retrata um menino simples, mas cheio de sonhos e ambições grandiosas. Essa escolha de focar a poesia na imagem e nas palavras faz toda a diferença no resultado final do trabalho audiovisual”, salientou.

Durante o encontro, a coordenadora do Curso de Jornalismo do Campus de Picos, a Dra. Jaqueline Cardoso, e a acadêmica de jornalismo, Victoria Saldanha, também elogiaram o trabalho de Carmo Neto e destacaram como ele é uma inspiração para os demais estudantes do curso.

“A realidade do Carmo não é diferente dos outros estudantes, pois no sertão do Piauí também encontramos muitos jovens com situações de vida desafiadoras, apesar das limitações de recursos, não devemos nos deter ou nos intimidar. Tenho certeza de que o Carmo tem sido uma verdadeira inspiração para os demais estudantes. Acredito que, em breve, ele estará sendo reconhecido e admirado a ponto de pedirmos autógrafos”, pontuou a coordenadora.

“O Carmo é uma verdadeira inspiração para todos nós aqui do curso de jornalismo. Ele nos enche de orgulho com sua excelente atuação no audiovisual e pela conquista de diversos prêmios que acompanhamos de perto, torcemos para que ele continue representando nossa universidade”, disse a aluna.

No próximo mês, o curta-metragem será exibido na Cerimônia PLURAL+ 2023 em Nova York. O jovem sonhador, com sua paixão pelo audiovisual desde criança, deixa um conselho aos estudantes.

“Desde o meu tempo de infância, o áudio-visual sempre provocou uma paixão indescritível em mim. E o conselho que eu gostaria de deixar é simples, porém poderoso: envolva-se! Busque oportunidades incansavelmente, mesmo que elas sejam escassas e pareçam inatingíveis num primeiro momento. Afinal, a luta contra a desigualdade de acesso a essas oportunidades é uma batalha que podemos vencer se corrermos atrás delas e nos esforçarmos para suprir essa defasagem. A informação é a nossa arma principal nessa jornada. Devemos buscar conhecer todas as competições e oportunidades disponíveis e dedicar nosso tempo e energia para produzir um material de qualidade. Acredite em si mesmo, lute pelos seus sonhos!”

A história desse jovem de São Julião é fonte de inspiração, que revela todo o esplendor do nordeste brasileiro. Com sua câmera, ele nos mostra a abundância de riquezas, a diversidade cultural, a beleza única e os sonhos grandiosos que habitam essa região.

Publicidade

Veja o curta-metragem

Fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS