Connect with us

Bocaina

Lápide encontrada embaixo da igreja de Bocaina tem escritos em português arcaico, aponta geógrafo

Publicado

em

Uma lápide que foi encontrada embaixo do piso da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Bocaina, contém escritos que estão sendo averiguados pelo geógrafo bocainense, Paulo Henrique.

O registro em imagens foi feito na manhã desta segunda-feira (15), segundo afirmou o geógrafo.

“Me mostraram essa lápide semana passada e hoje eu fui lá pra fotografar e tentar traduzir”, disse.

Foto: Arquivo Paulo Henrique / Bocaina: história e memória

A igreja está passando por reforma em sua estrutura física e com a retirada do piso a lápide foi vista novamente de acordo com o padre Francisco Feitosa, pároco de Bocaina. O sacerdote destacou que o espaço foi cedido exclusivamente para os registros fotográficos desta segunda.

Paulo Henrique aponta a possibilidade de existência de outras lápides embaixo do centenário templo.

“Com certeza lá deve ter várias outras, mas bem mais profundas e aí já necessitaria de uma equipe profissional para fazer o resgate”.

Durante estudo para identificação, ele destacou que as escrita é em português arcaico, mas devido à presença de cimento incrustado na lápide, dificulta a leitura.

“Já está bem desgastada, com algumas letras faltando e outras cobertas de cimento. Só deu para ver com exatidão o nome Luiza Maria”.

Publicidade

A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição possuía documentos que descreviam pessoas enterradas e os locais nas imediações do templo entre outras informações sobre os antepassados.

Há aproximadamente 20 anos os arquivos sofreram diversas avarias e se perderam, culminando com ofuscamento de períodos da história bocainense documentada.

O pesquisador Paulo Henrique está escrevendo um livro sobre Bocaina que compreende desde o período da colonização.

Mestre em Geografia, Paulo Henrique administra um perfil no Instagram denominado Bocaina: história e memória que contém imagens e outros documentos que registram acontecimentos sobre a terra e o povo bocainense.

Facebook

MAIS ACESSADAS