Connect with us

DESTAQUES

Mais de 1 mil pessoas participam de desfile cívico em Wall Ferraz e celebram a independência do Brasil

Publicado

em

Mais de 1 mil pessoas foram às ruas na tarde desta quinta-feira, 7 de setembro, na cidade de Wall Ferraz, distante cerca de 330 km de Teresina, para celebrar os 201 anos da independência do Brasil.

A data é um marco histórico de extrema importância para o país. Em 1822, Dom Pedro I proclamou a independência do Brasil de Portugal, encerrando séculos de domínio colonial.

Com o objetivo de celebrar a independência, bem como promover o nacionalismo, o patriotismo, o civismo e a cidadania entre os alunos e a população, a Prefeitura de Wall Ferraz, através da Secretaria Municipal de Educação, promoveu um grande Desfile Cívico com alunos das escolas da Rede Pública Municipal de Ensino.

Após percorrer ruas e avenidas da cidade, o desfile encerrou em frente ao Poder Executivo Municipal, onde centenas de pessoas se concentraram para assistir as apresentações.

Dentre estes, autoridades com o prefeito Guilherme Maia, a primeira-dama Isabel Barros, o vice-prefeito Edmilson Pinheiro, a secretária de Educação, Mirian Cardoso, demais secretários municipais, vereadores, líderes políticos, representantes da sociedade, simbolizando o compromisso da população com os valores e a história do Brasil.

Lá, foram executados os hinos do Brasil, do Piauí e do Município.

O desfile, além de relembrar a declaração de independência do Brasil, em 1822, por Dom Pedro I, também deu ênfase ao município, mostrando um novo tempo vivenciado na gestão do jovem prefeito Guilherme Maia, com destaque para os avanços alcançados na Educação.

“Nós trouxemos vários temas relacionados ao que a Educação vem desenvolvendo, como a questão da reciclagem e a preservação do meio ambiente, os projetos de alfabetização como PPAIC, os trabalhos com foco no Ideb, na prova Saepi, a escola de jovens e adultos, o ensino em tempo integral, o lúdico por meio do circo e os contos de fada.”, resumiu a secretária Mirian Cardoso.  

Além de demonstrar o trabalho realizado, a Secretaria Municipal de Educação reafirmou o compromisso em melhorar cada dia mais a qualidade do ensino e aprendizagem em Wall Ferraz.

A Escola Municipal Paulo Ferraz, da comunidade Várzea da Cruz, na zona rural abordou a temática “Meio Ambiente: preservar hoje é um projeto para o amanhã”, e forma ilustrada e rica, chamou a atenção para pontos como o desequilíbrio ambiental, o desmatamento, as queimadas, poluição dos rios, buscando conscientizar a população.

Publicidade

A Escola Municipal Professora Maria Idalina, da Educação Infantil, fez a abertura do desfile, cumprindo com um dos objetivos, perpetuar para as novas gerações a importância do civismo.

A Escola Municipal Antônio Jesuíno da Silva, a maior do município, com mais de 300 alunos matriculados, contou a história do Brasil, desde a sua colonização, até a independência, apresentando a chegada da esquadra de Cabral, ilustrada por Cabral, Pedro Vaz de Caminha e os Jesuítas. Alunos também representaram os africanos, a família real, a abolição da escravidão e a cavalaria de Dom Pedro I.

O último pelotão a desfilar tinha mais de 100 integrantes e era formado pelos trabalhadores da Educação no município de Wall Ferraz. Eles foram calorosamente aplaudidos pelo público, seja pelo desfile organizado, como também, pelos serviços prestados à sociedade por meio da Educação.

Ao final, em entrevista, o prefeito Guilherme Maia enalteceu o desfile. “Esse é um momento muito importante, dia em que a gente celebra a independência do Brasil, homenageia os nossos antepassados que lutaram por nós. E aqui em Wall Ferraz, o desfile cívico também é um momento de nós mostrarmos o quanto a nossa Educação Municipal é eficiente, o quanto que esses profissionais comprometidos tem trabalhado para oferecer uma educação de qualidade para os nossos alunos.”, disse.   

O gestor parabenizou a todos os envolvidos. “Como gestor, estou imensamente orgulhoso da nossa Wall Ferraz. Orgulhosos pelo desfile organizado pela Educação, orgulhoso dos alunos e também dos pais, por estarem presente, apoiando e participando. Juntos nós podemos fazer muito mais por Wall Ferraz.”


Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS