Connect with us

DESTAQUES

Marcolândia receberá unidade do programa Justo Acesso, anuncia TJ-PI após audiência com prefeito Dr. Corinto

Publicado

em

Nesta segunda-feira, dia 18 de março, o prefeito de Marcolândia, Dr. Corinto Matos, esteve em Teresina, capital do Piauí, cumprindo uma agenda no Tribunal de Justiça do estado (TJ-PI). O objetivo da visita foi buscar a implantação do programa Justo Acesso no município.

O prefeito foi acompanhado pela secretária de Educação e primeira-dama, Auxilia Matos, e o encontro contou com a presença de Luiz de Moura Correia, juiz coordenador do projeto, Carlos de Moura Rêgo, gestor executivo do projeto, Otávio Nogueira Matias da superintendência de engenharia e arquitetura, Hélio Kennedy Soares do Nascimento Junior do STIC, André Moura Silva, assessor, Carlos de Moura Rêgo, gestor executivo do projeto, e também do deputado estadual Dr. Thales Coelho.

O programa Justo Acesso é uma iniciativa do Poder Judiciário estadual que visa instalar Pontos de Acesso Digital à Justiça e à Cidadania nos municípios piauienses que não são sede de comarcas.

O propósito é ampliar o acesso à Justiça e garantir a inclusão de todos os cidadãos residentes no Piauí aos serviços do judiciário e de instituições parceiras. O programa possibilitará a realização de atos processuais por videoconferência, como audiências e atendimentos eletrônicos, além de agregar serviços on-line de órgãos que compõem o Sistema de Justiça e de outros órgãos da Administração Pública.

Na ocasião, juiz Luiz de Moura Correia, coordenador do Justo Acesso, ressaltou que se trata de um programa que leva cidadania diretamente aos piauienses, colaborando com a redução da exclusão digital.

Entre os serviços que serão oferecidos pelo Justo Acesso estão audiências virtuais, consulta processual, Sistema Eletrônico de Informações, Balcão Virtual, Atermação on-line nos âmbitos do TJ-PI, do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) e do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRT-22), além de serviços de cartórios extrajudiciais e iniciativas do Poder Executivo, como a Delegacia Virtual.

Na oportunidade, o prefeito Dr. Corinto Matos ressaltou que o objetivo do pedido é garantir maior acesso da população aos serviços oferecidos pelo judiciário.

“Estamos aqui hoje para buscar uma importante iniciativa que trará benefícios significativos para nossa comunidade. O programa Justo Acesso representa um avanço importante na garantia de acesso à Justiça e à cidadania para todos os nossos munícipes. Com essa parceria, esperamos facilitar o acesso aos serviços do judiciário e de outras instituições públicas, promovendo assim a inclusão digital e contribuindo para a promoção da igualdade e da justiça social”, destacou.

Durante o encontro, ficou acordado que no dia 25 de março será realizada uma visita técnica ao município. Essa visita será coordenada pela Superintendência de Engenharia e Arquitetura do TJ-PI, juntamente com o Gabinete dos Juízes Auxiliares da Presidência. O objetivo dessa visita é discutir e tomar as providências necessárias para a instalação do programa Justo Acesso em nossa cidade.

Publicidade

Com essa nova iniciativa, a população de Marcolândia não precisará mais se deslocar para cidades vizinhas como Padre Marcos e Simões para acessar serviços judiciários.

Facebook

MAIS ACESSADAS