Connect with us

DESTAQUES

Nível de rios do Piauí sobem e causam transtornos em diversos municípios

Publicado

em

Os rios da bacia do rio Parnaíba, em algumas localidades, estão em estado de alerta para possíveis inundações nesta segunda (8).

Nos municípios da região Norte do Piauí, Luzilândia, Barras e Esperantina em que os rios passaram ou estão se aproximando da cota de inundação, os moradores relatam transtornos e até mesmo situações de desabrigo.

Rio Parnaíba

O principal rio do Piauí está em estado de atenção em diversos municípios, entretanto, em algumas localidades o nível está estabilizando e entrando em redução. Em Floriano, 246 km de Teresina, o rio está com a cota atual de 4,55 m, o nível de atenção na cidade é 5,50 m.

Já na capital, o Parnaíba encontra-se com a cota de 4,84 m, muito próxima ao nível de atenção (4,90 m), entretanto, nas próximas 8h o nível pode atingir 5,10 m.

Publicidade

Em Teresina, famílias que moram em áreas sujeitas a alagamentos estão deixando suas casas, as lagoas da região norte da capital costumam transbordar no período chuvoso. A Defesa Civil explica que a estação elevatória está trabalhando para esvaziar as lagoas, desviando a água para o rio Parnaíba.

A situação é mais preocupante em Luzilândia, 250 km da capital, em que o rio já passou 45 cm da cota de atenção (5,00 m) e a tendência é de que o nível continue a subir nas próximas 12h com a cota prevista de 5,54 m.

Rio Longá

Em Esperantina, 188 km da capital, o rio Longá tem previsão para ascensão nas próximas horas, saindo dos atuais 7,64 me podendo chegar aos 7,72 m, 32 cm acima da cota de inundação (7,40 m). O munícipio está em alerta para as consequências da enchente.

Rio Marathaoan

Publicidade

No município de Barras, 127 km de Teresina, a atenção para inundação também está vigente, o rio Marathaoan está 24 cm acima da cota de inundação, atualmente com o nível de 4,44 m, podendo subir 1 cm nas próximas 8h e está caminhando para a estabilização do quadro hidrológico.

Fonte: Piauí Hoje

Facebook

MAIS ACESSADAS