Connect with us

DESTAQUES

PIO IX | Saúde é destaque com programa de atividade física e assegura incentivo do Governo Federal

Publicado

em

A cidade de Pio IX, no estado do Piauí, vem se destacando no cenário da saúde pública ao oferecer uma prática regular e orientada de atividade física por meio do programa “Saúde em Movimento”.

Sob a administração do prefeito Silas Noronha e do vice-prefeito Etinho Bezerra, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, o município tem promovido iniciativas que visam o bem-estar e a qualidade de vida da população.

No último dia 20 de fevereiro, uma importante notícia foi publicada no Diário Oficial da União: municípios que não implementassem projetos voltados para atividade física na Atenção Primária à Saúde perderiam o incentivo financeiro federal de custeio. No estado do Piauí, mais de 100 municípios não foram credenciados. Pio IX, por outro lado, se destaca como uma exceção, mantendo-se no programa.

O secretário de Saúde, Jônathas Leite, falou a cerca do Saúde em Movimento e da importância de manter serviços que oferecem atividade física: “Vejo com muita importância termos conseguido implementar esse serviço tão significativo para o nosso município. A implementação das ações de atividade física, tanto na zona urbana quanto agora na zona rural, é de grande importância para todos os usuários do SUS. A atividade física é essencial no ambiente de trabalho, ela ajuda a manter a saúde, promove boa forma física e estimula energia e vigor nas pessoas. Além disso, os benefícios são visíveis, quem pratica algum tipo de esporte percebe uma melhoria no humor, aumento da concentração e redução dos níveis de estresse, entre outros. Por isso, estamos comprometidos em manter esse trabalho firme e continuaremos a disseminá-lo”, declarou.

O secretário também expressou claramente seu descontentamento diante da perda do incentivo federal por parte de tantos municípios do Piauí. Ele destacou a preocupação com essa situação, pois entende que o incentivo financeiro é fundamental para o desenvolvimento e a implementação de programas que promovam a saúde e o bem-estar da população.

Saúde em Movimento

Publicidade

O programa “Saúde em Movimento” visa proporcionar uma prática regular de atividades físicas orientadas à população. Com atividades organizadas e planejadas, a ginástica funcional é oferecida nas segundas, quartas e sextas-feiras, enquanto a zumba acontece nas terças e quintas-feiras.

O sucesso do programa ao longo de 2023 foi notável, com expressiva participação da comunidade. Tal êxito levou à decisão de expandir o programa para a zona rural do município neste ano.

Agora, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) também serão palco das atividades físicas, democratizando o acesso e levando os benefícios da prática regular de exercícios para todos os cantos de Pio IX. As primeiras comtempladas foram as UBS da localidade Pau Ferro e Recreio.

ASCOM
ASCOM

Para garantir a qualidade e segurança das atividades, o programa conta com cinco profissionais especializados na área de educação física, que orientam e acompanham os participantes para uma vida mais ativa e saudável.

Veja vídeo

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS