Connect with us

DESTAQUES

SUSSUAPARA 28 ANOS | Prefeito Naerton, deputado e vereadores entregam trator e inauguram sede própria da Câmara Municipal

Publicado

em

O município de Sussuapara vive um momento ímpar em seus 28 anos. Nesta quinta-feira, 14, a cidade celebrou oficialmente seu aniversário de emancipação política presenteando a população com dua2s importantes benfeitorias.

Graças ao empenho da gestão “O futuro a gente faz” do prefeito Naerton Moura e do vice-prefeito Chaguinha Moura somado aos esforços dos nove vereadores da base, ao apoio do deputado estadual Severo Eulálio e do deputado federal Castro Neto, o município e a população foram presentados com a entrega de um trator e a tão sonhada sede própria da Câmara de Vereadores.

O primeiro ato foi a entrega do trator na tarde desta quinta (14). Na ocasião, o prefeito, vice, vereadores e o deputado Severo entregaram as chaves. O trator que possui grade aradora, carreta agrícola e arado, foi adquirido através da emenda do deputado federal, Castro Neto.

Logo em seguida o presidente da Câmara, Antônio Ramiro, e as autoridades fizeram o desenlace da fita e o descerramento da placa, marcando assim oficialmente a inauguração da Câmara Municipal de Sussuapara.

Após o ato de inauguração, o público adentrou ao recinto e teve a oportunidade de conhecer as modernas instalações da Casa visitando cada cômodo que será utilizado pelos parlamentares em suas atividades diárias. O interior do prédio foi cuidadosamente planejado e mobiliado com a ajuda do prefeito, Dr. Naerton Moura, que também doou o terreno para a construção.

Sala de reuniões

ÁLBUM DE FOTOS!

A sessão solene aconteceu no Plenário Vereador José Alves de Sousa onde tem capacidade para acomodar cerca de 150 pessoas sentadas. O ato foi conduzido pelo presidente da Casa, Antônio Ramiro. Todos os parlamentares, além do prefeito, vice, do deputado estadual e o ex-prefeito Edvardo Rocha (Pé Trocado) tiveram a oportunidade de se expressarem e compartilharem seus sentimentos de gratidão e emoção com a realização do feito.

O presidente da Câmara, visivelmente emocionado, expressou sua satisfação pela realização desse importante marco para a cidade de Sussuapara.

“Para mim, hoje é um momento histórico, um momento no qual estamos comemorando a realização de um grande sonho que vem sendo almejado por vereadores que passaram por esta casa no passado. É uma grande honra para mim poder inaugurar esta importante obra durante a minha gestão, e estou extremamente feliz com isso. No entanto, é importante ressaltar que essa conquista não é apenas nossa, mas sim do povo”, enfatizou.

A construção da nova sede da Câmara Municipal foi um esforço conjunto, contando com recursos provenientes de emendas parlamentares do deputado estadual Severo Eulálio que destinou recurso avaliado em R$ 150 mil reais, assim como o deputado Castro Neto com emenda de mesmo valor.

Publicidade

Os 300 mil reais investidos foram cruciais para a viabilização desse projeto, que começou na primeira semana de maio de 2023 e foi concluído sem nenhum contratempo, de forma ininterrupta, até o mês de novembro do mesmo ano.

O prefeito, Dr. Naerton Moura, destacou que esse momento era um sonho antigo da população. Ao se direcionar ao seu discurso cumprimentando cada parlamentar e autoridade presente nas fileiras de honra.

“É com muita alegria que estamos aqui celebrando os 28 anos do município de Sussuapara. A festa teve início ontem com uma missa e hoje tivemos a oportunidade de inaugurar um sonho da população: uma câmara de vereadores própria, um espaço amplo e adequado para as necessidades do nosso município. Além disso, entregamos um trator e várias outras obras que serão de grande benefício para a população. Cada uma dessas conquistas foi destacada em um vídeo. Ainda temos muitas festividades pela frente e nosso objetivo é envolver e abraçar toda a população, oferecendo uma programação diversificada e atrativa. Hoje é um dia especial de comemoração e estamos felizes em poder compartilhá-lo com todos”, declarou.

O deputado estadual Severo Eulálio, aproveitou a oportunidade para enfatizar a aliança que foi estabelecida com o gestor municipal.

“Hoje tivemos a honra de participar das comemorações dos 28 anos da cidade de Sussuapara. Sempre somos bem recebidos nesta comunidade e é com grande satisfação que inauguramos a nova câmara municipal. Agora, os cidadãos poderão acompanhar mais de perto o trabalho legislativo de forma mais confortável. Estou feliz por ter contribuído para este projeto, através de uma emenda parlamentar de nossa autoria, em conjunto com os esforços do Dr. Naerton e dos vereadores locais. É uma grande alegria ser parceiro do município de Sussuapara, especialmente através dessa colaboração com o prefeito Naerton, um líder que tem se dedicado incansavelmente ao desenvolvimento desta cidade”, enfatizou.

O vice-prefeito Francisco das Chagas, conhecido como Chaguinha, declarou estar com sentimento de dever cumprido. Ele também já atuou como parlamentar e foi presidente da Câmara por dois mandatos, o que tornou sua presença ainda mais simbólica na ocasião.

“Quando fui eleito vereador, já havia estabelecido em minha mente que Sussuapara necessitava de um órgão legislativo próprio, embora soubesse que seria um desafio. Mesmo assim, persisti em meu trabalho e, quando deixei a presidência da câmara para concorrer a vice-prefeito, mantive o mesmo objetivo em mente. Trabalhamos incessantemente para tornar essa conquista possível, e hoje estamos inaugurando uma câmara que representa uma grande realização. Estou extremamente satisfeito ao ver esse sonho se tornar realidade e saber que cumpri minha missão”, salientou.

O Plenário Vereador José Alves de Sousa dá nome ao primeiro parlamentar (in memoriam) que representou Sussuapara após sua emancipação e desembramento de Picos, em janeiro de 1997.

A esposa do homenageado, Maria Elza Leal de Sousa, que posteriormente foi vereadora por três mandatos destacou o significado da honraria.

Publicidade
Eliana Leal (filha do saudoso José Alves), presidente da Câmara Antônio Ramiro, prefeito Naerton, e ex-vereadora Maria Elza.

“Me sinto extremamente feliz, principalmente porque meu esposo foi o primeiro vereador quando Sussuapara se tornou um município. Após o seu afastamento, eu assumi e fiquei por três mandatos. É uma honra e me enche de felicidade saber que fizeram essa homenagem a ele, mesmo após seu falecimento. A memória dele sempre estará em nossos corações”, disse.

Na sessão solene foi exibido vídeo de várias obras e feitos da gestão sussuaparense, bem como das mensagens do deputado Castro Neto e do senador Marcelo Castro, que ambos justificaram ausências. Os dois parabenizaram o povo de Sussuapara e a gestão de Naerton por tamanho zelo para com o município.

Presenças

O ato foi prestigiado pelo prefeito Dr. Naerton Moura, acompanhado de sua família, pelo vice-prefeito Francisco das Chagas, pelo deputado estadual Severo Eulálio e os parlamentares de Sussuapara: Antônio Ramiro, Francisco Ewerton Veloso (Velosinho), Reginaldo Manoel (Reginaldo), José Omar (Zé Omar), Enivaldo Eliseu (Badim), Ana Regina (Lúcia de Dedé), João Batista (Ceará), José Alisson (Dedé Cipaúba) e Vanderli Ferreira.

Além dos vereadores estiveram presentes também os secretários: Rayla Nascimento (Saúde), Zuíta Rocha (Educação), Dra. Carla Vitorino (primeira-dama e secretária de Finanças), João Libório (vereador licenciado e secretário de Administração), Chico Adão (Esportes), Eduardo Café (Obras), Francineide (Agricultura), Conceição Clementino (Transportes); os suplentes de vereadores: Raimundo Brito, Erica Luz, Dos Anjos, Libório Rocha, Cleide, Ulisses, Antônio Filho e Márcio; os assessores jurídicos da Prefeitura: Dr. José Edivaldo, Dr. Osvaldo Marques, Dr. Júlio César e Dr. Leonel; os ex-prefeitos: Gilson Rocha e Dr. Edvardo (Pé Trocado); os ex-vice-prefeitos: Miguel Moura e Dr. Edilberto; os ex-vereadores: Baldoino, Zezim, Alvim, Zé de Valdim, Neto Estevão, Francisca Isabel e Eza.

A inauguração da Câmara foi prestigiada pelo vice-prefeito de São José do Piauí Joseidney e por lideranças políticas e vereadores como: Manoel Inácio, Pablo Alencar, Clenilde, Edilson e Laércio, ambos de São José do Piauí, além do capitão Rodrigues e do sargento Leal da Polícia Militar de Sussuapara, entre outros representantes da política, empresários, juristas e a sociedade civil.

Publicidade

Sussuapara foi elevada à categoria de município e distrito pela Lei Estadual n° 4810, de 14 de dezembro de 1995, de autoria do deputado estadual, da época, Fernando Monteiro, tendo sua independência administrativa a partir de 1° de janeiro de 1997, desmembrando-se de Picos.

Fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS