Connect with us

DESTAQUES

Teatro e palestras sobre síndrome de burnout e foco nos resultados abrem a Jornada Pedagógica de Pio IX; fotos

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Educação de Pio IX (SEMEC) iniciou nesta quarta-feira (15) a Jornada Pedagógica 2023. Com o tema “Recriando caminhos e fortalecendo saberes: incluir cuidar e recompor” o evento em preparação para o ano letivo é apoiado pela gestão “Trabalho e respeito para todos” do prefeito Silas Noronha e do vice-prefeito Etinho Bezerra.

As atividades do primeiro dia iniciaram com credenciamento, solenidade de abertura, apresentação artística e premiação de Boas práticas pedagógicas.

Autoridades compõem a mesa de honra na Jornada Pedagógica de Pio IX – Foto: Ascom

O prefeito Silas Noronha fez uso da palavra e destacou em entrevista ao Cidadesnanet.com, a importância dos professores, assim como de todos da Semec.

“Nós tivemos um grande dia abrindo a Jornada Pedagógica de Pio IX onde a gente participou e vamos cada vez mais dar apoio à Educação. Eu como gestor, quando vem algum direito para os professores, eu sou o primeiro a garantir porque o professor é um formador de pessoas. Então não posso jamais ficar longe desse pessoal e a gestão está comprometida com a Educação de Pio IX “, destacou.

O vice-prefeito Etinho também fez uso da palavra e declarou apoio na Educação de Pio IX.

Vice-prefeito Etinho Bezerra durante a Jornada Pedagógica – Foto: Ascom

“Sabemos que a educação é uma pasta que possui muitas demandas, mas acreditamos muito no empenho e dedicação de cada um de vocês. Desejo a todos um excelente começo de ano letivo, e podem contar conosco”, declarou.

A secretária de Educação, Clebiana Teles, ressaltou o empenho da gestão municipal e da equipe da Semec em trabalhar sempre em prol de melhorias para o ensino-aprendizagem.

“Se Deus quiser vai ser um ano mais tranquilo, mais produtivo porque a gente sentou com o prefeito e viu as dificuldades do ano passado. Então todas essas dificuldades nós pretendemos solucioná-las. A expectativa é de garantir o ensino de qualidade e a aprendizagem de todos os alunos com o acesso e permanência na rede municipal de ensino. Nossa gestão é feita com diálogo, pautada no trabalho e na honestidade”, afirmou a secretária.

A vereadora Eliane Bezerra, também fez uso da palavra. Em conversa com o portal Cidadesnanet.com, ela desejou aos professores e demais profissionais um bom aprendizado no evento e feliz ano letivo.

Publicidade

Eliane que também é professora, destacou melhorias na adequação no transporte escolar para os alunos, bem como a criação de uma coordenação específica para lidar com pessoas com deficiência (PCDs), a parceria com a Secretaria de Saúde e o CAPS para laudarem as crianças com deficiência. Além disso foi destacado que a gestão contratou e capacitou um cuidador voltado para aqueles que necessitam de apoio particularizado.

“Toda programação da jornada é pensada exclusivamente de acordo com cada caso. Então esse é um diferencial humanizado”, frisa.

O município tem aproximadamente 2 mil quilômetros quadrados de extensão. A educação de Pio IX trabalha com cerca de 52 rotas. “Conseguimos fechar todos, quebramos essa barreira e proporcionamos o transporte fechado como manda a legislação”, acrescentou.

Pio IX é um dos municípios do Piauí que vai ofertar na rede municipal a rede estendida para crianças de creche com prioridade para mães que não possuem condições de deixar os filhos em casa ao saírem para trabalhar.

O horário da jornada será das 07h às 14h, com cuidadores e demais aparatos para crianças com idade de 01 a 02 anos. Além disso foi enfatizado que será implantado o Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). “Fomos contemplados com metodologia do Sebrae para fazer a formação com toda a rede e culminar no final do ano esse programa”, finalizou a vereadora Eliane Bezerra.

Ciclo de palestras no 1º dia da jornada

Publicidade

O ciclo de palestras foi aberto com Grasiane Sá. Professor e produtor audiovisual, é graduado em Química, Comunicação Social, Desenho Artístico e Publicidade, ilustrador digital e diretor da Dugrazy. Grasiane é pós-graduado em Marketing Político e Mídias Digitais e trabalhou durante o evento com o ventriloquismo sobre o tema “Teatro de bonecos: pedagogia, disciplina, arte e aprendizagem.

Em seguida, a psicóloga Najla Araripe, ministrou palestra sobre Síndrome de Burnout no Ambiente Escolar. A especialista em Psicologia Social com formação em Psicologia Organizacional e Psicologia Escolar, explicou que o Burnout é uma síndrome associada às atividades laborais, em excesso, que causam estresse e através dele pode surgir depressão e ansiedade.

Dentro contexto da educação ela está relacionada à saúde mental dos professores e alunos, como esses professores podem identificar os sintomas, como é feito o diagnóstico e tratamento.

“Quanto mais debatemos sobre esse tema, mais ele é conhecido e tem a chance do educador poder tratar, ir atrás do diagnóstico”, orienta.

De acordo com Najla, quem desenvolve esse problema tem queda na produtividade, pois reflete no âmbito físico, mental e emocional.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) classificou o Burnout como uma das maiores ameaças à saúde mental do Século XXI.

Entre os sintomas está também a insônia, a ansiedade, dor de cabeça, enxaqueca, distúrbios gastrointestinais, dores musculares, dificuldade de concentração e perda de memória, sentimento de fracasso, insegurança, sentimento de derrota, negatividade constante, falta de interesse ou ausência no trabalho, alterações repentinas no humor, isolamento, dentre outros.

Publicidade

Durante a tarde, o público-alvo formado por professores, diretores e coordenadores, participou da palestra com Francio Charlidon Sobreira. Especialista em Matemática Financeira e referência no Ensino de Matemática no Piauí, o professor especialista em avaliações externas trabalhou o tema “Planejar com foco nos resultados”.

Charlidon destacou as mudanças, sobre o novo FUNDEB, que tem a parte híbrida que é o Valor Anual Aluno Resultado, que vem diretamente agregado aos resultados das avaliações externas, sejam elas o SAEB ou o SAEPI.

O especialista apresentou características para os professores alinharem as habilidades que são trabalhadas diretamente com o aluno durante o ano, e as matrizes de referência das avaliações externas para que o professor possa preparar os alunos para as avaliações.

“Nosso objetivo maior é apresentar um olhar diferenciado, um olhar técnico de como nós podemos fazer esse alinhamento e consequentemente melhorar os resultados do município porque são essas avaliações que determinam como está a Educação do município”, reforçou Charlidon.

Boas práticas pedagógicas destaques em Pio IX

A professora Luana Santos, coordenadora municipal do PPAIC (Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa), fez uma explanação sobre compartilhamento das Boas Práticas. Ela explica que é uma prática dentro do programa [PPAIC] e que gestores e professores recebem formações durante o ano todo.

Publicidade

“Dentro da formação para os professores alfabetizadores existe a divulgação das boas práticas. O professor cria e aplica a boa prática dentro da sala de aula e leva para as formações. Lançamos o edital no ano passado e dois professores se inscreveram”

Uma das “Boas práticas” foi apresentada durante a jornada pedagógica por Maria Luzia, professora dos Anos Finais do Ensino Fundamental contemplada com prêmio.

Outro destaque que recebeu premiação de boas práticas pedagógicas foi o projeto intitulado “Educação financeira, instrumento de incentivo e motivação ao aluno”.

Maria Telvânia Leandro de Morais

Desenvolvido pela professora do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola João Gonçalves, na Baixa do Poço, Maria Telvânia Leandro de Morais, o projeto foi trabalhado com os alunos as formas de cuidar do próprio dinheiro e evitar gastar de forma desnecessária. A atividade também serviu como incentivo de participação ativa das aulas.

Vereadora Eliane, secretária Clebiana, e professoras Maria Telvânia e Luana Santos

A professora das disciplinas de Português, Matemática e Ciências, explicou que o projeto foi criado visto o período de pandemia em 2020 e 2021, devido aos alunos estudarem em casa.

“Quando voltamos para o presencial eu vi que eles tinham muita dificuldade porque tinham perdido o costume das regras, de seguir horário, ouvir. E ai estava buscando fazer com que eles prestassem atenção na aula e foi quando surgiu a ideia de premiar eles. A ideia acabou virando o projeto. Surpreendeu e foi além. Eles conseguiram desenvolver habilidades e fazer cálculos, gerenciar o dinheiro”, disse detalhando como foi desenvolvido.

Momento cultural

O momento cultural pela manhã logo na abertura do evento teve a participação do saxofonista Ricardo Reis. Durante manhã e tarde a dupla “As Carolinas” fizeram apresentações musicais.

Paralelo a palestra no auditório da Semec, aconteceu na escola Balduíno Barbosa de Deus, a Formação para Professores da Educação Infantil com as professoras Duilde Antão e Sandra Ana (fotos abaixo)

Rede Municipal de Ensino

De acordo com a Secretaria de Educação, para o primeiro semestre de 2023, estão matriculados aproximadamente 3.000 alunos. A Semec possui cerca de 464 profissionais em seu quadro, abrangendo professores, diretores, coordenadores, entre outros colaboradores como motoristas, merendeiras e serviços gerais.

Publicidade

Escolas Municipais de Pio IX

A Rede Municipal de Ensino de Pio IX é composta pelas escolas: João Gonçalves da Silva, Professor Balduíno Barbosa de Deus, Laurindo Paulo de Oliveira, Francisco Luís Viana, José Antão de Alencar Neto, Maria Matutina de Alencar, Augusto Antônio de Sousa, Francisco Pedro da Silva, Libânio José de Carvalho, Inácia Luiza de Jesus, Projeto Mineiros, Escola Municipal Paulo Freire, Escola José Ricardo de Moraes, Creche Tia Ana Matutina, Escolinha Dona Anita Teles, Escola Maria de Sá Filha e Creche Municipal Florzinha do Pereiro.


Clique aqui e veja os demais dias da Jornada Pedagógica


Veja mais fotos

Formação com professores do Infantil na Escola Balduíno

Veja outras fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS