Connect with us

DESTAQUES

Vai viajar neste fim de ano? Veja dicas para evitar acidentes e pegar a estrada com segurança

Publicado

em

Historicamente em época de fim de ano há um aumento no fluxo de veículos e passageiros nas rodovias brasileiras em razão dos feriados de Natal e Réveillon. No entanto, é preciso atenção a algumas situações antes, durante e depois de pegar a estrada para evitar que a diversão acabe se transformando em transtorno ou em tragédia.

A Polícia Rodoviária Federal orienta os condutores piauienses que forem pegar a estrada nos próximos dias para os cuidados necessários com a manutenção de seus veículos e no momento de trafegar. Inicialmente, recomenda-se aos motoristas e motociclistas revisar os principais itens relacionados à segurança de seus automóveis como pneus, luzes, freios, óleo e combustível.

É recomendado também descansar bem antes de assumir a direção do veículo. O sono pode ser prejudicial tanto quanto o consumo de bebida alcoólica. Nesta semana, no Piauí, um ônibus tombou e colidiu com um poste após o motorista dormir ao volante, deixando 28 pessoas feridas.

A PRF lembra também que os condutores devem consultar a documentação pessoal e do veículo. Desde outubro, alguns estados começaram a cobrar o licenciamento de 2023. É importante lembrar também que todos os ocupantes do veículo devem utilizar cinto de segurança e que as crianças precisam ser transportadas na cadeirinha adequada ao peso e idade de cada uma.

Aos condutores de motocicletas, é obrigatório o uso do capacete com viseira abaixada e bem afixado à cabeça, além de calçados fechados e roupas que ajudem na proteção em caso de queda.

Publicidade

Por fim, os condutores devem ficar atentos à sinalização e obedecer às normas de trânsito, respeitando os limites de velocidade, fazendo ultrapassagens somente em locais permitidos e com segurança, além de não misturar bebida alcoólica e direção.

Fonte: Portal O Dia

Facebook

MAIS ACESSADAS