Connect with us

ENTRETENIMENTO

Artistas plásticos de Picos expõem obras em tela durante o VII Salivag 2019

Publicado

em

Durante os dias 11 e 15 de setembro a cidade de Picos sediou a sétima edição do Salão do Livro do Vale do Guaribas, no Picoense Clube. Estandes e exposição de livros, artesanato, participação de músicos como Vitor Amaral, Juliana Brito e bandas como: Armenina, Wanderley Soares, Ensaio Aberto, Catedral e Biquini Cavadão, bem como palestras, oficinas, lançamento de livros, biografias, entre outras atrações.

Nos estandes os artistas plásticos Edilberto Leal, Ted Rap, Gustavo Henrique e Linna Eugênia expuseram quadros que enveredam pelo surrealismo, movimento renascentista, arte visionária e ilustrações.

O estudante de Sociologia e artista plástico, Gustavo Henrique, falou sobre inspirações e influências. São mais de trinta obras já produzidas. Entre suas obras destacou que busca através das cores e contornos repassar ao expectador os problemas sociológicos. O quadro Raça Humana tenta expressar as divisões de classes sociais.

“Tenho como influência o Edilberto Leal que me ensinou a entrar nesse mundo da Arte Plástica. Esse quadro repassa as diferenças de classes sociais, cores, estigmas, um fenótipo. São três imagens que buscam representar três classes construídas ao  longo da história como diferenças de raças. Na verdade a raça é uma só. A diferença é apenas o fenótipo, pois o genótipo é um só”, explicou.

O cantor e pintor, Ted Rap, que possui aproximadamente 30 quadros, trabalha com pinturas voltados para o urbanismo, grafite e pintura de rua. Nesse viés entre os quadros produzidos pelo rapper picoense, traz em tela um floresta não tradicional.

Publicidade

“Trabalho com a Pop Arte que é uma nova modalidade onde procuro misturar o urbano – cotidiano. É a arte urbana”, explica.

Ted Rap e Gustavo Henrique

Edilberto Leal, segue há anos como artista plástico e tem influências de pintores surrealistas como Salvador Dali e Tarsila do Amaral. Para ele o Salivag oportuniza vários artistas a divulgar seus trabalhos. Ao longo de 20 anos, já produziu mais de 100 obras em tela.

“Agradeço muito ao prefeito Padre Walmir de Lima por promover esse evento grandioso e dar oportunidade aos artistas seja ele da música, artes plásticas, literatura. Temos artistas de vários segmentos e com muito talento que necessitam de oportunidades. Essa oportunidade foi muito boa e estou bastante alegre. Tenho influências como Tarsila do Amaral e Salvador Dali que são pintores do surrealismo. Tenho muitas inspirações e a música por exemplo é uma fonte de inspiração”, revelou.

A nossa ponte/Obra em tela por Edilberto Leal

“A nossa ponte foi um quadro que fiz inspirado em um belo passeio”, acrescentou Edilberto Leal.

Amante das artes, Linna Eugênia, que é estudante do 2º ano do Ensino Médio no Instituto Monsenhor Hipólito em Picos, produz ilustrações. Há quatro anos aproximadamente no mundo das artes, Linna ressalta que desde a infância sempre teve inspirações e praticou desenhos, mas somente agora nos últimos tempos vem desenvolvendo com mais afinco. 

“São quadros que faço como desabafo sobre o dia a dia, por conta do cotidiano. Nesse quadro que produzi tentei expressar sentimentos sobre um período difícil que estava enfrentando. Esse quadro chama-se Linhas da Música e retrata muito sobre a música como fonte de inspiração”, explicou.

Publicidade

O Salão do Livro do Vale do Guaribas – SALIVAG 2019 encerrou neste domingo (15) com palestras, exposições e shows com Wanderley Soares e logo em seguida, a última atração Biquini Cavadão.

Mais fotos:

 

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS