Connect with us

ESPORTES

Cinco atletas que mais vezes foram campeões mundiais em suas modalidades

Publicado

em

No mundo dos esportes, há figuras que transcendem a mera competição e se tornam verdadeiras lendas vivas em diferentes modalidades. Mais do que as vitórias em si, são personagens que encantam as pessoas por onde passam, inspiram as pessoas e simbolizam a esperança para seus respectivos povos e toda a sociedade.

Se, por um lado, cada esporte tem seus próprios heróis, por outro, em cinco casos especiais, esses campeões se destacam por terem conquistado mais do que qualquer outro competidor e transcendem as barreiras de todo o segmento. Das mesas de feltro, aos campos e piscinas, tais atletas marcaram gerações e são considerados mundialmente uma referência no que fazem.

Phil Hellmuth (poker)

Nascido no estado norte-americano de Wisconsin, Phil Hellmuth é considerado um dos maiores jogadores de poker de todos os tempos. Ao longo de sua carreira, ele faturou nada menos do que 17 braceletes da World Series of Poker (principal circuito da modalidade no mundo), sete a mais do que os segundos colocados na lista, os compatriotas Doyle Brunson, Johnny Chan e Phil Ivey.

Indicado para o Hall da Fama do Poker em 2007, Hellmuth foi campeão mundial pela primeira vez em 1989 e conquistou seu título mais recente em 2023, na cidade de Las Vegas. Em sua 54ª edição, a WSOP é disputada desde 1970 e utiliza as regras do poker na categoria mais popular do quinto esporte da mente, a Texas Hold’em.

Publicidade

Pelé (futebol)

Edson Arantes do Nascimento é talvez um dos nomes mais conhecidos da história da humanidade. E Pelé é com certeza o apelido mais icônico de todos os tempos, sinônimo de perfeição, genialidade e talento nato. Mais do que justo então que o Rei do Futebol seja o jogador que mais vezes foi campeão do mundo. Pela Seleção Brasileira, foi tri, em 1958, 1962 e 1970.

Não bastassem os feitos com a amarelinha, o eterno camisa 10 também faturou outros dois Mundiais de Clubes pelo Santos, em 1962 e 1963. Tais conquistas coletivas, além dos lances individuais incríveis que protagonizava nos campos pelo mundo, o credenciaram a receber da Fifa o título de Melhor Jogador do Século XX.

Jeannie Longo (ciclismo)

Ninguém na história do Ciclismo de Estrada, entre homens e mulheres, ganhou tantos Campeonatos Mundiais quanto a francesa Jeannie Longo. Entre 1985 e 2001, ela colecionou ao todo nove títulos desse gabarito, sendo cinco na categoria de estrada e outros quatro na prova contrarrelógio.

Nos Jogos Olímpicos foram sete participações e quatros medalhas: ouro na corrida de estrada e prata no contrarrelógio em Atlanta-1996; prata na estrada em Barcelona-1992; e bronze no contrarrelógio em Sydney-2000. Em Pequim-2008, aos 49 anos de idade, chegou na quarta posição na prova de estrada. Tais feitos a colocam como a maior ciclista feminina de todos os tempos.

Publicidade

Usain Bolt (atletismo)

Mais recentemente, o jamaicano Usain Bolt foi o grande nome da prova mais tradicional da história dos Jogos Olímpicos. Considerado o homem mais rápido do mundo, ele é tricampeão olímpico dos 100 metros livres e coleciona ao todo oito medalhas de ouro, somando as conquistas de Pequim-2008, Londres-2012 e Rio-2016.

Em Campeonatos Mundiais, Bolt tem números ainda mais incríveis: são 11 medalhas de ouro e duas de prata em cinco participações. Ele é tetracampeão dos 200 metros livres e do revezamento 4×100 e tricampeão dos 100 metros livres.

Michael Phelps (natação)

Outro fenômeno notável por sua velocidade, o nadador norte-americano Michael Phelps é nada mais nada menos do que o maior medalhista olímpico de todos os tempos, entre todas as modalidades. São ao todo 28 pódios, com 23 ouros, três pratas e dois bronzes. Somente em Pequim-2008, ele conquistou oito medalhas douradas, recorde histórico em uma única edição dos Jogos.

Publicidade

Em Mundiais, ele possui o maior número de medalhas em disputas de Piscina Longa, com 33. Destas, 24 foram de ouro. Detentor de 37 recordes mundiais, dos quais 16 constam no Guiness Book, Phelps é o único a conquistar o título em cinco campeonatos mundiais de natação seguidos (Barcelona-2003, Montreal-2005, Melbourne-2007, Roma-2009 e Xangai-2011).

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS