Connect with us

Alegrete do Piauí

ALAGOINHA | Ações na sede e zona rural chamam atenção contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Publicado

em

A Prefeitura de Alagoinha do Piauí, na gestão do prefeito Jorismar Rocha, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, culminou nesta quarta-feira, 24, as atividades da Campanha 18 de Maio “Faça Bonito”.

Junto às equipes que compõem órgãos e setores como PAIF, SCFV, PCF, CMDCA e Conselho Tutelar, foi desenvolvida uma grande programação para prevenir e combater o abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes.

A campanha em alusão ao Maio Laranja traz a discussões pertinentes sobre o trabalho da rede pública em prol de erradicar todos os tipos de violência sexual.

No evento de culminância, aconteceu o segundo grande Adesivaço (fotos abaixo). Desta vez, na zona urbana, iniciando na praça São Francisco, quando os transeuntes foram parados para ouvir sobre como prevenir e combater essa violência.

Em continuidade prosseguiram até a Escola Estadual Alencar Mota e a Unidade Escolar Jonas Nicolau da Rocha (anexo).

As técnicas falaram com veemência de forma clara e importante junto às crianças e adolescentes.

“Essa campanha deixou uma marca intensa dentro do nosso município, pois trouxe a oportunidade de cada munícipe pensar seu papel que encabeça uma luta, uma busca contínua por prover direitos cada vez mais importantes. Falar sobre violência sexual contra nossas crianças e adolescentes é um dever, dever esse que não podemos nos deixar calar. Essa campanha contra abuso e exploração sexual finaliza hoje, mas nossas ações são diárias. Não se cale, denuncie, venha junto conosco fazer parte dessa busca que não finaliza agora. Nos unirmos é o melhor caminho. Denuncie! Disque 100”, orienta a equipe.

Ao longo do mês outras atividades foram executadas. Dentro do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculo (SCFV) no grupo Casinha de Brinquedos do público de crianças de 03 à 06 anos, foi trabalhada a dinâmica do Semáforo do Toque, trazendo a imagem sobre o corpo e os pontos principais que as crianças precisam entender para prevenir-se contra os possíveis toques que causam violência.

Publicidade

Ainda no SCFV, o Grupo Espaço Conviver, realizou uma mobilização demonstrando o que caracteriza a campanha do 18 de Maio, assim como as formas de prevenção. Para oi o grupo de adolescentes Semeando o Futuro, foi exibido o filme O Livro de Henry, que retrata a história de abuso contra uma criança e levanta discussões entre orientadores sociais junto aos adolescentes exemplificando uma realidade necessária de atenção no cotidiano.

As ações impactaram os públicos-alvos, quando as equipes junto ao Conselho Tutelar, realizaram um grande Adesivaço no povoado Serra Velha, na zona rural, no último dia 17 que teve como objetivo chamar atenção da população para fazer parte da luta. Além dos veículos que foram parados para adesivação, no povoado Serra Velha, profissionais do CRAS e conselheiros tutelares visitaram residências para reforçar o signifcado do Maio Laranja.

A culminância desse momento se deu na Escola Municipal Francisco Teodoro de Brito. Na ocasião as técnicas do PAIF, receberam os alunos e alunas. Foram realizadas dinâmicas e intervenções com falas sobre o corpo na sua formação infantil e o quanto é primordial se prevenir de todo e qualquer condição de violência sexual.

Os participantes fizeram uso da palavra para falar sobre a realidade que precisa cada vez mais ser trabalhada.

No compromisso em fazer valer o direito das crianças, a secretária de Assistência Social, Maria de Lourdes, alertou que “o maio laranja não é apenas uma campanha que deve ser feita no dia 18 de maio.”

Lourdinha como é conhecida destacou. “É preciso fazermos dessa forma, uma campanha intensa, mobilizando a zona urbana e rural, discutindo, e principalmente dizendo para crianças e adolescentes que nós da assistência social e conselheiros tutelares estamos aqui para protegê-los, para lutar incessantemente pela prevenção à violência, trazendo uma política pública fortalecida em prol do desenvolvimento saudável dessa camada social tão importante”, acrescentou.

Veja mais fotos


Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS