Connect with us

Belém do Piauí

Belém do Piauí realiza audiência pública sobre a criação do programa Imposto Ecológico

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Belém do Piauí, realizou na última sexta-feira,12, na Câmara Municipal, uma audiência pública para apresentar e discutir a criação do programa ‘ Imposto Ecológico’ no município.

O programa tem por objetivo fomentar medidas que preservem, protejam e recuperem o meio ambiente, ofertando em contrapartida benefícios tributários ao contribuinte.

O Imposto Ecológico, concederá benefício tributário, consistente na redução do Imposto Predial e Territorial Urbano-IPTU, as pessoas físicas e jurídicas proprietários residências e comerciais  que adotem medidas  que estimulem a preservação do meio ambiente.

A audiência foi ministrada pelo professor Edson Ribeiro, que apresentou o programa, e explanou sobre os benefícios que o programa traz tanto para o meio ambiente como para a população de Belém do Piauí.  “Sabemos que já existe que Leis onde  rege que as pessoas devem preservar o meio ambiente, e que em caso de não cumprimento, a pessoas são punidas. Nós decidimos fazer diferente em Belém, ao invés de punir, vamos premiar as pessoas de nosso município que adotem medidas de proteção recuperação e  preservação  do meio ambiente”, disse Edson.

Para se obter os benefícios previstos Imposto Ecológico, deverão ser adotadas a medidas como, sistema de captação  da água da chuva; sistema de reuso da água; sistema  de produção e utilização de energia alternativa(fotovoltaica e eólica); erradicação  de focos de disseminação  de vetores epidemiológicos e participação ativa  e continuada no programa de coleta seletiva municipal.

Publicidade

Edson ainda informou sobre mudanças na coleta de lixo do município. “A partir de  julho vamos tirar os tambores de lixo das ruas. A coleta será feita, por meio de um carro que passará na residências coletando o lixo de forma seletiva, dividindo o lixo úmido do lixo seco”, explicou ele, que ainda  falou sobre a cultura de população em jogar lixo em vias públicas, enfatizando sobre o os terrenos baldios, que segundo ele, de 126 terrenos visitados, apenas três estavam limpos.

O Projeto de Lei que cria a programa Imposto Ecológico está em curso na Câmara Municipal de Belém do Piauí.

Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS