Connect with us

GERAL

Calor ganha mais força em dezembro e estiagem será severa em 2024, dizem cientistas

Publicado

em

Cientistas preveem uma intensificação dos extremos climáticos no Brasil, à medida que o fenômeno El Niño se encaminha para o ápice de sua atividade em dezembro. Essa informação foi divulgada durante o evento “Crise climática e desastres como consequência do El Niño 2023-2024”, realizado na Academia Brasileira de Ciências, no Rio de Janeiro (RJ). Com informações da ABC Clima.

A seca na Amazônia foi apresentada como uma das principais preocupações da comunidade de pesquisadores, tendo em vista que há um prognóstico de aprofundamento desse fenômeno. Os especialistas também antecipam um aumento das temperaturas no Centro-Oeste e Sudeste e chuvas intensas no Sul. O Nordeste, por sua vez, enfrenta a previsão que já era certa desde o ano passado de uma estiagem severa nos primeiros meses de 2024.

Calor ganha mais força em dezembro e estiagem será severa em 2024, dizem cientistas - Imagem 1

José Marengo, coordenador-geral de Pesquisa e Modelagem do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), alertou ainda para uma demora na chegada da chuva na Amazônia e no Nordeste.

“A chuva já deveria ter começado na Amazônia Central, mas veio muito fraca. Teremos o prolongamento e acentuação da seca no Norte. Também no Nordeste, já há sinais de que a chuva vai atrasar, e haverá seca. Estamos avisando há meses, o cenário só piora. Os governos já deveriam estar preparados”, disse.

Fonte: Meio Norte

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS