Connect with us

GERAL

Campanha Janeiro Branco trabalha a saúde mental em Pio IX e maior envolvimento no Caps

Publicado

em

 A Prefeitura de Pio IX por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta terça-feira (31), no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), um evento em alusão a Campanha Janeiro Branco.

Janeiro é o mês de conscientização sobre Saúde Mental, que promove reflexões e a renovação de ações e pensamentos para o ano que se inicia e tem como objetivo alertar para os cuidados com a saúde mental da população, a partir da prevenção de doenças decorrentes do estresse, incluindo os transtornos mentais comuns como depressão, ansiedade e pânico.

Em contato com o prefeito Silas Noronha, ele falou que a gestão “Trabalho e respeito para todos” não medirá esforços para prestar atendimentos que proporcionem qualidade de vida aos piononenses.

Prefeito Silas Noronha

“Atender os piononenses e trabalhar para que tenham qualidade de vida é mais que uma missão da minha gestão. Na certeza da equipe de profissionais que temos, Pio IX está bem assistido e bem amparado”, falou o prefeito.

Na ocasião, estiveram presentes a equipe multiprofissional do CAPS, o secretário de Saúde Jônatas Leite e pacientes atendidos pelo Centro de Atenção Psicossocial.

Publicidade

O evento contou com depoimentos e momentos de reflexão a respeito da importância de cuidar da saúde mental e foi um momento de sensibilização junto aos atores envolvidos (gestão, profissionais de saúde, estudantes, redes de apoio, familiares e pacientes).

O secretário de Saúde, Jônatas Leite, destaca a importância do evento e enfatiza que serve como momento de reinserção dos usuários que estiveram afastados do Caps, bem como para melhorar os serviços decorrentes do pós-pandemia da Covid-19.

“Fica o nosso compromisso de trabalharmos para voltar todos os grupos”, pontuou o secretário.

A psicóloga do NASF, Socorro Feitosa, acrescenta que é um momento de refletir sobre o estado da saúde mental e das ações que estão sendo feitas para mudar.

“É muito importante vermos o que estamos fazendo para a saúde mental e tentarmos fazer, sair da estagnação e procurar cuidar dela [saúde mental]. O que percebo é que as pessoas deveriam cuidar mais da saúde mental”, disse. “É um momento de fazer as pessoas despertarem e perceber que precisam cuidar da mente”, reforçou.

Zélia Neiva é psicóloga e participou do encontro. A profissional enfatiza a necessidade e importância de divulgar as ações do Caps.

“Estamos felizes com esse evento iniciando o ano para conseguimos trazer de volta nossos pacientes e fazer um trabalho psicossocial de qualidade, aquilo que a metodologia realmente propõe enquanto saúde mental”, pontuou.

Z´élia destacou tamb´ém que nos eventos é possível que as pessoas mudem porque conseguem refletir sobre o que é saúde mental, o que é esse estigma tão difícil que é chegar a um caps.

“Costumamos convidar pacientes e familiares, os grupos, para que ele possam entender o que é esse adoecimento”, concluiu a psicóloga.

Publicidade

Janeiro Branco

O Janeiro Branco foi criado em 2014, por um grupo de psicólogos de Uberlândia, em Minas Gerais. A escolha do período decorre do início de um novo ano que pode gerar ou aumentar a ansiedade, seja pela frustração de não ter cumprido metas do ano anterior, ou pelo anseio de mudanças.

Fotos por equipe Ascom

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS