Connect with us

GERAL

Conta de luz mais cara? Entenda como funcionam as bandeiras tarifárias

Publicado

em

Desde 2015, o sistema de bandeiras tarifárias se tornou parte do cotidiano dos brasileiros, influenciando diretamente o valor das contas de energia. As bandeiras tarifárias são um mecanismo regulatório criado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para informar aos consumidores sobre as condições de geração de energia elétrica no país.

Com nomes sugestivos, como “verde”, “amarela” e “vermelha”, essas bandeiras representam uma forma de sinalizar o custo real da produção de energia elétrica e, consequentemente, o impacto nos bolsos dos consumidores. Elas estão associadas a custos variáveis na produção de energia, como o uso de usinas termelétricas e hidrelétricas, que têm diferentes custos de operação.

“É importante frisar que as bandeiras não são uma escolha arbitrária, mas uma resposta direta às condições do sistema elétrico nacional. Quando há acionamento de termelétricas em larga escala devido à escassez de água nos reservatórios, isso tem um impacto direto no custo da energia, e esse impacto é repassado aos consumidores por meio das bandeiras tarifárias”, explicou o especialista em energia elétrica, Antônio Alves.

Atualmente, existem três tipos de bandeiras tarifárias em vigor no Brasil:

  • Bandeira Verde: Indica condições favoráveis de geração de energia, com custos mais baixos. Nesse caso, não há acréscimo na conta de luz. A energia é gerada majoritariamente por hidrelétricas, que são mais baratas e sustentáveis.
  • Bandeira Amarela: Sinaliza condições de geração menos favoráveis, com custos intermediários. Quando a bandeira amarela está em vigor, há um acréscimo na conta de luz para compensar os maiores custos de operação, principalmente de usinas termelétricas.
  • Bandeira Vermelha: Indica condições críticas de geração de energia, com custos mais elevados. A bandeira vermelha é subdividida em dois patamares: vermelha – patamar 1 e vermelha – patamar 2. Ambos representam acréscimos significativos na conta de luz. O patamar 1 é acionado quando os custos de geração aumentam, e o patamar 2, quando esses custos atingem níveis ainda mais críticos.

Como as bandeiras afetam a conta de luz?

O valor do acréscimo na conta de luz depende do nível da bandeira tarifária em vigor. O aumento é definido em reais por cada 100 kWh (quilowatt-hora) consumidos.

Publicidade

Por exemplo, em uma situação de bandeira amarela, o acréscimo pode ser de R$ X por cada 100 kWh, enquanto a bandeira vermelha – patamar 2 implica um acréscimo ainda mais alto, de R$ Y por cada 100 kWh.

Por que as bandeiras são importantes?

As bandeiras tarifárias têm o propósito de informar os consumidores sobre o cenário atual da geração de energia elétrica e incentivá-los a adotar práticas mais eficientes de consumo.

Quando as condições de geração são desfavoráveis, o custo da energia aumenta, e essa diferença é repassada aos consumidores. Portanto, entender as bandeiras e adotar medidas para economizar energia durante períodos de bandeira vermelha, por exemplo, pode resultar em contas de luz mais acessíveis.

Publicidade

Fonte: Piauí Hoje

Facebook

MAIS ACESSADAS