Connect with us

GERAL

Conta de luz mais cara: veja dicas de como economizar energia

Publicado

em

Desde o último sábado (2), a conta de luz está quase 15% mais cara no Piauí. Isso devido à revisão tarifária periódica aprovada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Foram afetadas 1,4 milhões de unidades consumidoras, nos 224 municípios do estado.

O g1 conversou com o engenheiro eletricista Rogério Farias, que deu dicas de como economizar energia. O especialista ressaltou que as orientações são boas para o bolso e para o meio ambiente.

“Ao adotarmos práticas mais conscientes no uso da energia elétrica em nossas casas, não apenas conseguimos reduzir nossas contas mensais, mas também desempenhamos um papel fundamental na preservação do meio ambiente”, disse.

“A eficiência energética é uma jornada que começa em casa. Pequenas mudanças cotidianas podem resultar em impactos significativos, transformando sua casa em um espaço mais eficiente, econômico e sustentável”, completou o engenheiro eletricista.

Rogério orienta que cada passo conta na busca por uma vida mais sustentável e financeiramente responsável, desde a escolha das lâmpadas até o controle do uso de eletrodomésticos. Veja as dicas:

Publicidade

Utilize janelas e cortinas a seu favor

Aproveite a luz natural e ventilação. Abra cortinas durante o dia e feche-as à noite para isolar melhor a temperatura do ambiente.

Cores mais claras

Pinte internamente os ambientes da residência com cores claras, assim, evita ficar ligando luzes durante o dia para clarear os cômodos.

Desligue luzes não necessárias

Certifique-se de apagar as luzes quando sair de um cômodo. Use iluminação natural sempre que possível.

Substitua lâmpadas

Substituir lâmpadas incandescentes por lâmpadas LED, que consomem menos energia e duram mais tempo.

Ajuste o termostato da geladeira ou refrigerador

Mantenha o termostato em uma temperatura confortável, e ajuste-o quando estiver ausente ou dormindo.

Publicidade

Congele água

Sempre que possível, coloque garrafas de água para congelar durante a noite e durante o dia, coloque as garrafas congeladas em um local seguro, dessa forma, não precisa ficar abrindo a geladeira para beber água, já que temos água gelada do lado de fora o dia inteiro.

Desligue dispositivos eletrônicos

Desligue dispositivos eletrônicos quando não estiverem em uso. Muitos aparelhos consomem energia mesmo em modo de espera.

Use eletrodomésticos eficientes

Ao comprar eletrodomésticos novos, escolha modelos com classificação energética de consumo classe A.

Use a máquina de lavar e secar roupas de forma eficiente

Sempre quando for usar a máquina de lavar, separe uma boa quantidade de roupas e defina dois dias por semana, para fazer tal atividade e limpe regularmente o filtro da secadora.

Controle o uso de ar condicionado

Utilize o ar condicionado com moderação e mantenha portas e janelas fechadas quando estiver em uso.

Publicidade

Faça manutenção regular

Certifique-se de que aparelhos e sistemas elétricos da sua residência estejam em boas condições através de manutenção regular realizada por um eletricista confiável.

Instale Painéis Solares

Se viável, considere investir em painéis solares para gerar energia renovável em casa e ajudar o meio ambiente.

Fonte: G1 PI

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS