Connect with us

GERAL

Dia Mundial de Doação de Leite Humano é comemorado nesta sexta-feira (19)

Publicado

em

Você sabia que cada 30 ml de leite humano doado é capaz de alimentar um recém-nascido ou prematuro? E que um recipiente com 300 ml pode ajudar até dez bebês por dia? Parece pouco, mas o leite humano é tudo que o bebê precisa para crescer saudável.

O leite humano é o alimento ideal para bebês recém-nascidos e prematuros, pois funciona como uma fonte de nutrientes para as funções biológicas. Apesar de sua produção ser uma atividade natural do corpo feminino, nem todas as mães conseguem produzir o líquido para seus filhos, por isso, torna-se tão importante a doação.

Para sensibilizar a sociedade e dar visibilidade a este ato nobre, a Rede Global de Bancos de Leite Humano criou o Dia Mundial da Doação de Leite Humano, comemorado no dia 19 de maio. É uma data simbólica, com ações ao redor do mundo, para discutir e promover a importância da doação de leite humano e do aleitamento materno.

De acordo com Eneida Souza, instrutora e educadora em Aleitamento Materno líquido complexo, e consultora de Philips Avent, este líquido complexo, que contém carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas, minerais e substâncias imunocompetentes — como imunoglobulina A, enzimas e interferon — tem um papel fundamental nos primeiros meses de vida dos pequenos. “Sua composição nutricional balanceada e completa, com todos os elementos necessários para atender as necessidades nutricionais de um bebê, auxilia na proteção imunológica contra doenças infecciosas, adequação nutricional e no desenvolvimento afetivo e psicológico – além de contribuir para o desenvolvimento de toda estrutura oral”, destaca Eneida.

Campanha de Doação de Leite Humano e Frascos

No Maranhão, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) está com a Campanha Estadual de Doação de Leite Humano e Frascos 2023, para ampliar o número de doadores e beneficiar os recém-nascidos prematuros ou de baixo peso assistidos nas UTIs neonatais. A ação alerta a sociedade para a importância da amamentação e para a doação de leite materno e de frascos que serão utilizados por bancos de leite que fazem a alimentação de bebês prematuros internados em alguma UTI Neonatal do Maranhão. “O leite materno protege contra diarreias, infecções respiratórias e alergias, além de diminuir o risco de hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade. Acima de tudo, ele fortalece o vínculo do binômio mãe-bebê, essencial nos primeiros meses de vida da criança”, disse o coordenador Estadual de Alimentação e Nutrição da SES, Leudimar Carvalho Soares Filho.

Publicidade

A doação também pode trazer diversos benefícios para as mães. Eneida Souza explica que, o processo de amamentação, bem como retirada do leite, contribui para a prevenção de doenças cardiovasculares e câncer de mama ou do colo do útero. Para quem deseja doar, a especialista indica acompanhar a produção diária de leite e estar atenta ao ganho de peso do seu bebê. “A recomendação é retirar o leite para doação logo após a mamada do bebê, ou quando a demanda for alta e começar a vazar. Ter um bom extrator, seja manual ou elétrico, ajuda a tornar este procedimento mais confortável e rápido para a mulher — principalmente se tiver tecnologia de movimento natural, como os modelos da Philips Avent, que simula a sucção da criança e extrai o leite de forma eficaz”, ressalta Eneida.

Bancos de Leite

Atualmente, o Maranhão dispõe de quatro Bancos de Leite Humano, sendo dois localizados na Macrorregião Norte (MACMA e do Hospital Universitário), um na Macroleste
(Maternidade Carmosina Coutinho – Caxias) e outro no sul do estado (Maternidade de Alto Risco de Imperatriz – MARI). A outra opção, em São Luís, é o posto de coleta do Hospital Dr. Juvêncio Mattos.

Para ser doadora, é necessário que a candidata tenha recebido alta médica e esteja produzindo leite em excesso. As doações podem ser tanto internas como externas. As doações internas são aquelas feitas por mães que tiveram seus bebês em maternidades com banco de leite e que ainda não receberam alta, como, por exemplo, a Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão, em São Luís. As doações externas ocorrem após terem recebido alta e são cadastradas no sistema do Banco de Leite da maternidade.

As interessadas em fazer doações externas devem acionar o número (98) 9-92136886, efetuando assim um pré-cadastro. Após isso, profissionais do serviço farão visita domiciliar para realizar a coleta e orientar sobre a retirada e conservação do leite e a higienização/esterilização dos frascos.

Doação de frascos de vidro

Para convidar a sociedade a aderir à mobilização, a SES disponibilizou diversos pontos de coleta de frascos de vidro, distribuídos na Grande Ilha e no interior do Maranhão. Na Grande Ilha, os pontos são: Maternidade Benedito Leite, MACMA, Maternidade Estadual de Paço do Lumiar, Maternidade Nossa Senhora da Penha, Maternidade Municipal de São José de Ribamar, Escola de Saúde Pública (ESP-MA), assim como a Sede da SES, da Secretaria Adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde (SAPAPVS) e da Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan).

Publicidade

Além destes, a população também pode fazer a sua doação em sete unidades do Supermercados Mateus (Tirirical, Vinhais, Maiobão, João Paulo, Forquilha e Araçagi), e no interior do estado, nas Maternidades Carmosina Coutinho (Caxias) e de Alto Risco de Imperatriz.

Fonte: O Imparcial

Facebook

MAIS ACESSADAS