Connect with us

GERAL

Em setembro, temperaturas poderão superar 40 °C no Piauí; veja previsão

Publicado

em

Após meses mais amenos em termos de temperatura, segundo Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) do Piauí, começa em setembro o B-R-O bró, expressão que denomina os meses com terminação “bro”, conhecidos como os mais quentes do ano, e, neste ano, a previsão é de máximas acima da média, superiores aos 40 °C.

“É um mês em que as temperaturas elevam e a umidade do ar também fica mais baixa. Aumenta os dias sem chuva e, no fim do mês, começa a primavera, quando tem início um processo de aquecimento do nosso hemisfério. Além de uma massa de ar seco estar posicionada sobre nossa região”, explicou Sônia Feitosa, meteorologista da Semar.

Com isso, a expectativa é que as temperaturas possam superar os 40 °C. “A previsão é que em setembro, outubro e novembro, as temperaturas máximas sejam de normal a acima da média, que costuma ser de 38 °C”, afirmou a especialista.

Nesta quinta-feira, 1º de setembro, a previsão é de tempo ensolarado para o Piauí, com máximas de 36 °C a 38 °C. Veja os detalhes abaixo:

Previsão do Tempo para 1º/09 no Piauí

Publicidade
TeresinaEnsolarado, quente e seco. Tmin: 21 °C; Tmax: 37 °C; UR: 22%; Ventos: fracos
ParnaíbaEnsolarado e quente. Tmin: 22 °C, Tmax: 37 °C; UR: 25%. Ventos: moderados
NorteEnsolarado a parcialmente nublado. Tmin: 23 °C; Tmax: 38 °C; UR:25%; Ventos: moderados
Centro-norteEnsolarado, quente e seco. Tmin: 22 °C; Tmax: 37 °C; UR: 20%; Ventos: fracos
SudesteEnsolarado e seco. Tmin: 16 °C; Tmax: 36 °C ; UR: <20%; Ventos: moderados/fortes
SudoesteEnsolarado e seco. Tmax: 35 °C. Tmin: 16 °C UR: < 20%; Ventos: moderados

Fonte: Semar

A meteorologista afirmou que existe a perspectiva de chuvas acima da média no fim do mês de outubro e em novembro, no Sul do Piauí. “Não significa que serão grandes chuvas ou volumosas, apenas acima da média”, disse.

Ainda segundo Sônia Feitosa, essas precipitações serão provocadas pelo fenômeno La Niña, resfriamento anormal das águas do oceano Pacífico que provoca aumento no volume de chuvas Nordeste brasileiro.

Fonte: G1 Piauí

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS