Connect with us

GERAL

Equatorial Maranhão emite alerta sobre os cuidados principais no dia a dia

Publicado

em

O uso seguro da eletricidade é parte essencial da rotina: diversão, iluminação, conservação dos alimentos, conforto do ar-condicionado e do banho quente, e claro suporte a vida.

Por isso, para garantir que não haverá acidentes envolvendo eletricidade, seja pela queima dos aparelhos ou o choque elétrico que podem causar graves queimaduras ou até a morte, a recomendação é a revisão das fiações da casa, dos eletrodomésticos e equipamentos eletrônicos para que toda a família esteja segura.

Segurança desde a construção

A falta de um projeto elétrico, a má escolha de materiais, uma instalação elétrica mal dimensionada e a contratação de profissionais não capacitados, são algumas das escolhas ruins que algumas pessoas fazem durante uma construção ou reforma residencial.

Segundo a Executiva de Segurança da Equatorial Maranhão, Leiziane Carvaho, alguns cuidados devem ser redobrados. “Para garantir a segurança e evitar acidentes domésticos com eletricidade, é preciso ter atenção e cuidado com os eletrodomésticos, cercas elétricas, antenas, tomadas sobrecarregadas, carregadores de celulares e varais energizados acidentalmente, que podem ser considerados os principais fatores causadores de curto-circuito”, enfatizou.

Publicidade

Além disso, pequenas atitudes cotidianas podem fazer da sua casa um lugar mais seguro e sem acidentes corriqueiros, ou fatais, com eletricidade.

Confira algumas dicas para se prevenir de acidentes elétricos:

• É indicado solicitar uma revisão das instalações internas a um profissional capacitado pelo menos a cada 5 anos;
• Se for instalar uma antena, contrate um profissional especializado e respeite a distância segura da rede elétrica, pelo menos 3 metros;
• Evite sobrecarregar tomadas, usando benjamins, também conhecidos como “T´s” e extensões de qualquer tipo. O ideal é contratar um eletricista para fazer a instalação elétrica de novas tomadas de acordo com as normas técnicas;
• Use protetores nas tomadas que não estiverem sendo utilizadas, isto evita que crianças insiram materiais dentro das tomadas;
• Para trocar lâmpadas, desligue os disjuntores e a chave geral e não toque na parte metálica do bocal da lâmpada;
• Nunca deixe aparelhos eletrônicos próximos de áreas molhadas;
Não deixe cortinas e tapetes em contato com fios e tomadas, caso aconteça um curto-circuito eles podem pegar fogo rapidamente.

Fonte: O Imparcial

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS