Connect with us

GERAL

Estudo aponta piora na dieta de adolescentes devido ao uso excessivo de telas

Publicado

em

O maior tempo em frente às telas, como televisão, celular e videogame, está piorando a qualidade da dieta dos adolescentes. É o que aponta um estudo da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que identificou que o uso excessivo de tela está associado ao maior risco de sobrepeso e obesidade, menor duração do sono e menor qualidade de vida.

A pesquisa foi baseada na coleta de dados de questionários aplicados aos adolescentes entre 2016 e 2017, e estudos sobre a qualidade da dieta. Segundo o resultado, 74,4% dos avaliados apresentaram um uso excessivo de tela, ficando acima do limite de duas horas diárias recomendado pela Academia Americana de Pediatria.

A televisão foi o dispositivo com maior tempo excessivo de tela, relatado por 56% dos participantes. Em seguida apareceram telas portáteis, como celulares e tabletes, (53,2%) e videogame (22%). O tempo em frente à TV está ligado ao hábito alimentar não saudável e ao consumo de ultraprocessados – ricos em carboidratos, gorduras, açúcar e sódio.

“O fato de a televisão ser um dispositivo que permite que o usuário consuma alimentos com facilidade pode interferir na qualidade da dieta, pois alimentos não saudáveis são os mais consumidos nessas ocasiões, em que a atenção sobre a quantidade consumida é perdida. Com isso, observou-se uma dieta não saudável, potencialmente cariogênica [alimentos que contribuem diretamente para a formação de cáries]”, diz a pesquisa.

Os autores identificaram ainda um comportamento sedentário dos adolescentes que ficam mais tempo expostos às telas, sobretudo à TV. Isso acontece porque o uso dos dispositivos, muitas vezes, desencoraja a prática de exercícios físicos supervisionados.

Fonte: SBT News/Cidade Verde

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS