Connect with us

GERAL

Estudo aponta que apenas 15 minutos de exercício moderado pode fortalecer imunidade

Publicado

em

Exercitar-se em intensidade moderada por 15 minutos pode ser o suficiente para fortalecer a imunidade. É o que indica um estudo apresentado no evento American Phisiology Summit, que ocorreu na Califórnia (EUA), entre os dias 4 e 7 de abril.

Segundo a pesquisa, um treino rápido pode aumentar os níveis de células assassinas naturais, chamadas NK (abreviação de “natural killers”). Essas células atuam como uma defesa de primeira linha no sistema imunológico. No geral, elas são responsáveis por buscar e destruir células infectadas no corpo, incluindo cancerígenas.

“Mobilizar mais dessas células pode levar à proteção do corpo contra infecções, reduzir a probabilidade de desenvolver certas doenças e ajudar a melhorar os resultados da doença, controlando as infecções de forma mais eficaz”, explicou Rebekah Hunt, doutoranda da Universidade de Houston e primeira autora do estudo.

Para o resultado, a equipe de estudo contou com 10 voluntários com idades entre 18 e 40 anos, que se exercitaram em uma bicicleta ergométrica por 30 minutos em intensidade moderada. Os pesquisadores coletaram sangue dos voluntários antes da sessão de ciclismo e novamente nas marcas de 15 e 30 minutos.

“Exercitar-se por meros minutos antes de ver um aumento nas células NK pode ser encorajador para pessoas que têm dificuldade em encontrar tempo para se exercitar ou preferem treinos mais curtos”, disse Rebekah. “Este potencial impulso para o sistema imunológico pode ser particularmente notável para pessoas com câncer, já que as células NK são conhecidas por matar células tumorais”, acrescentou.

Publicidade

Fonte: SBT News / Foto: Freepik

Facebook

MAIS ACESSADAS