Connect with us

GERAL

Lei do descanso para motoristas diminui em 5% os acidentes no Piauí

Publicado

em

Em vigor há dois anos, a Lei do Descanso para motoristas de transporte de carga pesada e de passageiros fez com que os acidentes de trânsito diminuíssem em 5% no Piauí. Mesmo assim, alguns motoristas se arriscam e descumprem a decisão. A lei é federal e obriga o motorista a parar pelo menos 30 minutos a cada 4h rodando.

O motorista Marcelo Soares, que saiu de São Paulo com destino a Recife, afirmou que é uma viagem longa, mas o mais importante é a vida. “O importante é chegar em casa com vida e inteiro, pois a viagem é muito longa e cansa muito, por isso temos que fazer de tudo para preservar a loja”, falou.

Pensando na preservação dos motoristas e para evitar acidentes foi criado uma Lei Federal, a Lei do Descanso, que obriga o motorista a parar pelo menos 30 minutos a cada 4h rodando, mas alguns motoristas discordam da regra. Segundo alguns motoristas, com a lei, a viagem fica mais longa e algumas paradas não oferecem estrutura para o descanso dos motoristas.

José Neldo de Freitas, motoristas, alguns locais de parada não oferecem a mínima segurança. “Muitos dos motoristas evitam parar por que são poucos os locais que oferecem a mínima segurança, e ninguém vai parar para ser assaltado”, disse.

De acordo com o especialista em trânsito, Sandro Costa, a consequência maior de quem desrespeita a lei é a fadiga que vai ser causada pelo excesso de horas trabalhadas que tem como consequência os acidentes. “Se todos os motoristas cumprissem a lei esse número de 5% seria muito menor”, relatou.

Publicidade

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que 75% dos motoristas que circulam pelas estradas do Piauí assumem trabalhar mais de 8h por dia sem intervalo, o que torna mais fácil causar um acidente. “O mais difícil é controlar o motorista autônomo, pois tem que ter a consciência do profissional para que siga a regra e evite acidentes”, contou Sandro Costa.

Francisco Bezerra, dono de uma transportadora, afirmou que faz de tudo para seguir a lei e evitar os acidentes. “Eu busco controlar tudo que acontece com os meus motoristas através do tacógrafo que marca todas as paradas e o motorista tem que explicar e relatar no livro de pontos o motivo de cada parada, dessa forma eu controlo tudo”, afirmou.

O especialista em trânsito, Jucenildo Pereira, informou que as drogas usadas pelos motoristas para ficarem acordados é ilegal, e já está em vigor uma lei que obriga a realização de um exame para saber se o motorista usou algum tipo de droga. “Caso seja comprovado o uso de algum tipo de droga o motorista terá problema com a sua Carteira de Habilitação e consequentemente não terá como trabalhar. Recomendamos que os motoristas sigam as orientações, pois é bom tanto para eles como para os outros motoristas”, explicou.

Fonte: G1

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS