Connect with us

GERAL

Massapê do Piauí decreta situação de emergência por conta dos danos causados pelas chuvas

Publicado

em

O prefeito de Massapê do Piauí, Rivaldo de Carvalho Costa, decretou situação de emergência no município, que registrou um volume imprevisível de chuvas entre os dias 31 de março e 1º de abril, causando estragos e transtornos na vida dos moradores, sobretudo, das regiões mais afetadas.

Segundo o Decreto, as chuvas foram além do volume normal. Com isso, houve um aumento expressivo no nível de água rios e riachos do município, o que trouxe consequências desastrosas e tem contribuído para o agravamento da vulnerabilidade social dos cidadãos.

Um dos casos mais graves foi o rompimento de uma barragem situada na localidade Ingazeira, ocorrido na tarde da última segunda-feira (01). Além disso, estradas vicinais estão em precárias condições de trafegabilidade, passagens molhadas foram danificadas, plantações foram perdidas, houve queda de energia, situações de riscos irreparáveis ou de difícil reparação.

O desastre da natureza resultou em danos materiais e prejuízos econômicos e sociais. Algumas comunidades estão isoladas por conta do acúmulo de água e os danos causados nas estradas, não sendo possível, por exemplo, o acesso de carro, e até mesmo de motocicleta.

A comunidade Ingazeira, por exemplo, está isolada com o rompimento da estrada e de uma passagem molhada nas duas estradas de acesso.

O populoso povoado Peixe está cercado pela água corrente do Rio e pela água que transbordou e encheu uma grande lagoa, chegando invadir algumas residências.

Com o Decreto, fica autorizada a mobilização de todos os órgãos municipais, no âmbito das suas competências, para envidar esforços no intuito de apoiar as ações de resposta ao mencionado desastre, reabilitação do cenário e reconstrução. Também ficam dispensadas de licitações as aquisições dos bens e serviços comuns e de engenharia necessários ao atendimento de situação de emergência.

O Decreto tem validade de 60 dias. Veja:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS