Connect with us

GERAL

MASSAPÊ | Educação investe na inteligência emocional e saúde mental dos educadores na abertura da Jornada Pedagógica

Publicado

em

Teve início nesta quinta-feira, 08 de fevereiro, na Escola Municipal João Manoel da Costa, a Jornada Pedagógica 2024 da Rede Municipal de Ensino de Massapê do Piauí, tendo como público alvo os professores da Rede.

O evento formativo é promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, com o objetivo de qualificar os docentes e trabalhar as metodologias pedagógicas que serão implementadas em sala de aula com vistas na melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem.

No primeiro dia da Jornada, a Educação priorizou o bem estar dos educadores como estratégia para promover um ambiente saudável e favorável para a oferta de um ensino de qualidade.

Pensando no estado psicológico e emocional dos profissionais, ofereceu uma palestra com a psicóloga Graça Moura, que abordou a temática “Inteligência Emocional”, considerada, a cada dia, primordial na atividade dos professores, pois pode promover melhores resultados, aumentar a capacidade para lidar com os desafios do ambiente escolar, assim como melhorar as competências de relacionamento interpessoal.

Em seguida, foi realizado um momento com a equipe multidisciplinar da Secretaria Municipal de Saúde, reunindo a assistente social Edilma Maria, a fisioterapeuta Thaize Moura, a nutricionista Dayara Sousa, e a psicóloga Laura Jaynne.

Juntas, elas realizaram atividade de relaxamento físico corporal, explanaram sobre os trabalhos ofertados pela Secretaria Municipal de Saúde que podem ser somados às ações da Educação, sobre a saúde mental dos educadores, autocuidado e resiliência no ambiente de trabalho, dentre outros assuntos.

A secretária de Educação, Olívia Carvalho, afirmou que a Jornada Pedagógica marca o início de um ano de trabalho em prol da educação de crianças e adolescentes. “Estamos iniciando hoje a nossa jornada de trabalho para o ano de 2024. A Jornada é uma etapa importante, é o nosso ponto de partida, um momento de planejamento, de diálogo, de compartilhamento e obtenção de novos conhecimentos.”, disse.

Publicidade

A gestora salientou a iniciativa da gestão em cuidar dos educadores. “Serão dois dias de Jornada. Nós começamos com esse olhar para o professor, com foco no seu bem estar emocional, que é essencial para que eles possam desempenhar o seu papel em sala de aula. Então convidamos a psicóloga Graça Moura, que contribuiu trazendo uma mensagem de fortalecimento. E, também, a equipe multiprofissional da Saúde, que trouxe sua importante contribuição para nós, e não só hoje, mas no decorrer do ano em muitas atividades realizadas em parceria.”

No evento, o prefeito Rivaldo Carvalho reafirmou seu compromisso com a educação e desejou aos professores uma Jornada de conhecimento, aperfeiçoamento, interação e troca de conhecimento.

“Que 2024 seja um ano de muitas bênçãos também para a Educação. Que Deus abençoe as nossas crianças e adolescentes, e aos professores que estarão em sala de aula transmitindo o conhecimento. Desejar a todos os educadores do nosso município um ótimo ano. Que tenham sabedoria e resiliência para desempenharem esse papel que é tão importante para a construção de uma sociedade, que é educar. São vocês que levam o ensinamento, muitas vezes exercem um papel além do ensinar, de ser professor.”, disse.

Além do prefeito e da secretária de Educação, também estiveram presentes a primeira-dama Lucileide Carvalho, o vereador Tontonho Xavier, a supervisora da Rede Municipal de Ensino, Josefa Carvalho, a articuladora do Selo Unicef no município, Joelma Araújo, a diretora da E. M. João Manoel da Costa, Francisca César, a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Valdirene Boeiro, dentre outros.  

Mais fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS