Connect with us

GERAL

Piauí tem mais de 200 crianças e adolescentes a espera de uma família

Publicado

em

O Dia Nacional da Adoção é celebrado nesta quinta-feira (25) e, o Piauí tem 203 crianças e adolescentes a espera de um lar e uma família para 141 pretendentes. Segundo a juíza da infância e juventude de Teresina, Maria Luiza de Moura Melo e Freitas, a disparidade dos números se dá porque as crianças disponíveis não se encaixam no perfil que as pessoas querem adotar.

“A disparidade é em nível nacional também, há aproximadamente 33 mil pretendentes no Sistema Nacional de Adoção e aproximadamente 5 mil crianças disponíveis. No entanto, essas crianças e adolescentes que estão em disponibilidade, não é o perfil dos pretendentes. Porque eles têm a preferência por crianças claras de 0 a 3 anos, crianças loirinhas dos olhos claros. E o perfil que nós temos nos abrigos não é este. Nós temos muitas crianças especiais, com necessidades especiais, crianças com deficiência, crianças negras, crianças que tem necessidades mesmo de pessoas que tenham sensibilidade”, explicou a juíza.

Segundo os dados do Sistema Nacional de Adoção, uma das maiores dificuldades de adoção no Piauí é a faixa etária das crianças e adolescentes mais velhos, que são a maioria nos abrigos, mas não são os mais procurados pelos pretendentes à adoção.

Adoção de irmãos

Para o casal Amélia e Agnelo Pereira, a afinidade com a criança que escolheram adotar veio antes de qualquer informação. Amélia contou que durante o trabalho em uma escola conheceu a estudante Ingrid, que aguardava adoção, e se identificou com a menina.

“Eu não sabia que ela tinha irmão, conversando com ela foi que ela contou sobre o irmão dela e me disse que ele tinha 12 anos e por causa da idade o Lar das Crianças não ficaria mais com ele e os irmãos tinham medo de se separarem”, explicou a mãe.

Publicidade

As crianças eram assistidas pelo Lar da Criança João Maria de Deus. O primeiro contato com o Ícalo foi lá e foi suficiente para amolecer e coração do casal, que não pensou duas vezes em adotar os irmãos.

Dia da Adoção: Piauí tem mais de 200 crianças e adolescentes a espera de uma família para 141 pretendentes — Foto: Reprodução
Dia da Adoção: Piauí tem mais de 200 crianças e adolescentes a espera de uma família para 141 pretendentes — Foto: Reprodução

“É maravilhoso adotar, adotei dois e se tiver mais um eu quero adotar. Eles, na verdade, tem outro irmãozinho que se vier pra gente, vamos adotar também”, afirmou emocionada a mãe de Ingrid, 13 anos, e Icalo, de 15.

A importância da adoção

Nesta quinta-feira (25) como celebração do dia, o Centro de Reintegração Familiar e Incentivo a Adoção (CRIA) promoveu uma atividade na Avenida Frei Serafim, Centro da cidade, com distribuição de panfletos sobre adoção para os motoristas e transeuntes da via.

“Um momento como esse onde a gente está aqui na avenida festejando com famílias constituídas por meio da adoção, pretendentes à adoção reunidos é muito importante. Então trazer essas pessoas para avenida para mostrar que outras crianças, centenas, milhares no Brasil, estão a espera da oportunidade de viver em família é muito importante, porque as pessoas passam por aqui, pegam um panfletinho e começam a cogitar a possibilidade de aumentar suas famílias também”, afirmou Francimélia Nogueira, coordenadora do Cria.

A coordenadora criou a instituição há 14 anos, quando adotou sua primeira filha que atualmente, segundo Francimélia, irá lhe dar um neto.

Segundo Francimélia, coordenadora do Cria, no sistema de adoção também há muitos preconceitos. Por isso, esse dia nacional surge com o objetivo de encorajar as famílias a conhecerem mais sobre o processo de adoção.

Publicidade

Quem quer adotar, precisa procurar a Vara de Infância e Juventude mais próxima para apresentar documentos e dar início a todo o processo. Veja o passo a passo no site do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Pai solo

Fabrício Barbosa é um pai solo que adotou João Henrique. Em 2013 eles se conhecerem e desde então nutrem afeto e amor na relação fraternal.

“O João foi gerado por mim desde sempre. Desde sempre eu imaginava um filho e eu acredito que desse filho só faltava o rosto, a concretização. E aí o João foi essa concretização gerada no meu coração. Desde sempre pelo desejo de ser pai”, explica Fabricio.

Apesar da timidez, João não esconde que seu pai é o bem mais precioso que tem.

Dia da Adoção: Piauí tem mais de 200 crianças e adolescentes a espera de uma família para 141 pretendentes — Foto: Reprodução
Dia da Adoção: Piauí tem mais de 200 crianças e adolescentes a espera de uma família para 141 pretendentes — Foto: Reprodução

“Meu pai é tudo pra mim, hoje em dia eu quero só uma irmã, para multiplicar e fazer companhia também”, comentou sorrindo o menino.

“Porque a adoção dá certo, sim, o que caracteriza as famílias não são os laços sanguíneos e sim os laços de afeto e isso é a convivência que traz”, destacou a coordenadora do Cria.

Publicidade

Fonte: G1 PI

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS