Connect with us

GERAL

Pio IX vai às ruas contra o abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

Publicado

em

A cidade de Pio IX foi palco de uma grande mobilização na manhã desta segunda-feira (20). Professores, alunos, representantes das Secretarias de Educação, de Assistência Social, CRAS, CREAS, Conselho Tutelar, CMDCA e NUCA, caminharam pelas principais ruas e avenidas da cidade em prol da Camapnha 18 de Maio “Faça Bonito”.

Além dos órgãos já citados a ação conta com apoio da Prefeitura na gestão do prefeito Silas Noronha.

A campanha realizada anualmente no mês de maio tem como objetivo chamar atenção para a prevenção e combate à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Balões, cartazes e faixas eram elevadas por crianças e adolescentes como forma de alertar a população de Pio IX.

A secretária de Ação Social e Cidadania, Fernanda Noronha, enfatizou que o ato é de grande importância.

“´´E uma ação de grande importância. Precisamos sempre combater esse tipo crime. Existem vários órgãos de proteção e combate como o conselho tutelar, disk 100, secretaria de assistência social, secretaria de educação. O combate deve acontecer o ano inteiro e no mês de maio essas ações são intensificadas”, destacou.

O que é 18 de Maio?

18 de Maio é o Dia Nacional de Combate contra o Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data foi instituída pela Lei Federal nº 9.970/00, no dia 18 de maio do ano 2000.

A lei foi criada devido ao crime bárbaro que chocou o país precisamente no dia 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória, no Estado do Espírito Santo, sudeste brasileiro. O crime ficou conhecido como o “Caso Araceli”.

Publicidade

Araceli Sanches era uma criança de 8 anos de idade que teve todos os seus direitos humanos violados. Araceli foi intoxicada, violentada e morta. Apesar da natureza hedionda, o crime ainda hoje está impune.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS