Connect with us

GERAL

São José do Piauí realiza Seminário do PPAIC e compartilha boas práticas para o aprimoramento da educação

Publicado

em

O município de São José do Piauí realizou, na manhã desta sexta-feira, 25, o I Seminário Municipal do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC).

Implementado por meio de um regime de colaboração entre o Governo do Estado e a Prefeitura de São José do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Educação, o programa atua para otimizar as políticas públicas de educação através do diálogo permanente e de ações conjuntas voltadas para garantir às crianças piauienses o direito de serem alfabetizadas na idade certa.

O propósito é assegurar as condições necessárias para que os alunos cheguem ao final do 2º ano do Ensino Fundamental com o domínio das competências de leitura, escrita e letramento matemático e, consequentemente, com habilidades para avançar nos estudos de forma autônoma.

Com esse objetivo, a partir das formações, diferentes metodologias e estratégias foram adotadas nas salas de aula em escolas da Rede Pública Municipal de Ensino, voltadas para a melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem.

Hoje, dentro do Seminário Municipal do PPAIC, foi realizada uma apresentação cultural por alunas do Ciclo de Alfabetização – 2º Ano da Unidade Escolar Municipal Severo Eulálio, conduzida pelas formadoras municipais do PPAIC, Alessandra Pacheco e Dulcélia Santos, com a coreografia da música Aquarela, de Toquinho.

Também foi realizada uma palestra ministrada pelo professor mestre, Leandro Cézar, e depois, aconteceu o momento de compartilhamento das boas práticas desenvolvidas nas escolas.

De acordo com a coordenadora local do PPAIC, Leidiany Lima, o tema do Seminário é “Avaliar para Ensinar” e tem como objetivo a apresentação de boas práticas de alfabetização e de observação e registro do desenvolvimento da aprendizagem, de acolhimento dos estudantes para avaliações e de valorização dos professores.

Publicidade

“Vamos ouvir as experiências exitosas dos professores alfabetizadores. As boas práticas devem apresentar os resultados do processo, e com isso, pode colaborar para a alfabetização de crianças na idade certa.”, disse.

As práticas exitosas foram apresentadas em salas distintas, divididas por categorias – Gestores Escolares, Educação Infantil e Ciclo de Alfabetização – e avaliadas por uma banca de jurados. Ao todo, 11 boas práticas foram apresentadas.

Ao final, as escolhidas foram “Acolhimento para as avaliações”, da professora Sabrina Sousa Silva, do Ciclo de Alfabetização; e “Desenvolvimento socioemocional X desempenho escolar”, idealizado pela professora Veralice de Sousa Bezerra, da Educação Infantil.

Na categoria Gestores Escolares foi escolhida a estratégia “Avaliar para a mudança – Juntos podemos alcançar a nossa meta!”, dos anos finais da Unidade Escolar Municipal Severo Eulálio, que tem Raila Quelly de Moura Silva como coordenadora, Francisco Filho da Silva como diretor, e Maria da Cruz Pereira da Silva como vice-diretora.

As práticas vencedoras serão encaminhas para avaliação na etapa regional do Seminário do PPAIC, que será realizada a nível de Gerência Regional de Educação, onde estão, além de São José do Piauí, outros 21 municípios.

Cileide Borges, secretária municipal de Educação, afirmou que o PPAIC tem contribuído muito com a educação e com a alfabetização das crianças.

“Como diz Paulo Freire, a alfabetização é a porta de entrada para o conhecimento e o desenvolvimento humano. Nós cremos nisso, e, por isso, estamos trilhando esse caminho, passo a passo, em busca do desenvolvimento educacional de nossas crianças. Esse trabalho é coletivo e, felizmente, já alcançamos avanços significativos.”, disse, destacando que em 2022, o município de São José do Piauí teve uma das suas práticas exitosas, idealizada pela professora Aucilane, selecionada e apresentada no Seminário Estadual, quando o município de São José representou a 9ª GRE.

Publicidade

O prefeito Admaelton Bezerra participou do Seminário ao lado de outras autoridades como o vice-prefeito Joseidney Bezerra, o presidente da Câmara, vereador Manoel Inácio, dentre outros.

Em sua fala, o gestor fez questão de parabenizar aos educadores pelo resultado de São José do Piauí no ranking de avaliação do IQEM – Índice de Qualidade da Educação Municipal, onde o município ficou em 14º lugar dentre os 224 municípios do Piauí e em 2º em relação aos 22 municípios da 9ª Gerência Regional de Educação.

“Fico muito feliz quando a gente recebe esses dados. É a comprovação de um trabalho que vem sendo realizado pela nossa gestão em prol da qualidade da educação em nosso município, e que conta com a participação essencial e fundamental dos professores.”, pontuou.

Presentes, também, a formadora municipal da Educação Infantil, Alessandra Moura Pacheco; a formadora municipal do Ciclo de Alfabetização, Dulcélia da Silva Santos; a coordenadora regional do PPAIC, Maria Zulmira Brito; a formadora regional da Educação Infantil, Sara Isidoro; e a formadora regional do Ciclo de Alfabetização, Glênia Araújo.

Mais fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS