Connect with us

Francisco Santos

Saúde de Francisco Santos culmina ações em prol da valorização da vida e saúde mental

Publicado

em

Alunos da Unidade Escolar Franco Rodrigues situada na sede do município de Francisco Santos, receberam profissionais da equipe de saúde do Alto Cecílio e do Caldeirão, na manhã desta quinta-feira, 28 de setembro.

Através do convite da diretora Bruna Santos, os docentes e discentes participaram de uma palestra voltada para os conhecimentos sobre a depressão. O evento culmina as ações da campanha Setembro Amarelo que trabalha os cuidados com a saúde mental, prevenção ao suicídio e valorização da vida.

O evento conduzido pela enfermeira Carla Santos, pelo médico Diego Brito e pela educadora física Jussineide Rodrigues, foi realizado pela Prefeitura Municipal na gestão do prefeito Luís José, através da Secretaria Municipal de Saúde, gerida pela secretária Ana Vilma.

Diego Brito e Carla Santos

A enfermeira Carla Santos durante palestra abordou sobre epidemiologia e a depressão que é considerada o mal do século. Além disso apresentou ao público os tipos de sinais e e sintomas.

O Laboratório de Neurociências aponta que a depressão é um doença que se caracteriza por um período mínimo de duas semanas em que a pessoa se sente triste, melancólica ou “para baixo”, com sensações de aperto no peito (angústia), inquietação (ansiedade), desânimo e falta de energia. O indivíduo permanece apático, perde a motivação, acha tudo sem graça ou sem sentido, torna-se pessimista e preocupado. Tal estado afeta o organismo como um todo e compromete o sono, o apetite e a disposição física.

Ao longo do evento a educadora Jussineide Rodrigues, fez dinâmicas e também palestrou sobre alguns pontos acerca do tema.

Publicidade

Com a participação do médico Diego Brito a palestra foi aprofundada no tocante as causas da depressão, o diagnóstico, tratamento e fisiopatologia.

O estresse, por exemplo, pode precipitar a depressão em pessoas com predisposição, que provavelmente é genética. A doença também pode ser originada por efeito de medicamentos, enfermidades e uso de drogas.

A depressão pode ser classificada como bipolar (alterna estados de euforia e depressão), psicótica (envolve delírios e/ou alucinações), atípica (padrão diferente do habitual), pós-parto, sazonal (relacionada à época do ano), melancólica ou endógena (forma mais típica) ou ser chamada de distimia (leve, crônica e de curso variável).

Dados apresentados do Laboratório de Neurociências revelam que uma em cada cinco pessoas no mundo apresentam o problema em algum momento da vida. Uma pesquisa feita no Brasil identificou uma taxa de 17,9% entre 1.464 pessoas de classe média, com idade superior a 18 anos na capital paulista. A Organização Mundial da Saúde (OMS) identificou a depressão unipolar (sem alternância no estado de humor) como a quarta principal doença incapacitante em todo o mundo. 

No último dia 20 de setembro, alunos e professores da Unidade Escolar Professor Mariano foram contemplados com a iniciativa.

Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS