Connect with us

GERAL

Trabalhadores de transportes por aplicativos de Teresina vão paralisar atividades no dia (15)

Publicado

em

Trabalhadores de transportes por aplicativos de Teresina vão paralisar atividades no próximo dia 15 de maio. Além dos piauienses, a iniciativa se estende por todo o país, conforme informações da Asssessoria de Comunicação da Cooperativa de Transporte por Aplicativos do Piauí (COOPERTAPP-PI)

A paralisação do dia 15/05 tem como objetivo, reivindicar ações do Poder Público, Governo do Estado e Prefeitura contra a exploração dos trabalhadores imposta pelos aplicativos.

Os profissionais alegam que vários outros estados e prefeituras já anunciaram incentivos e legislação que entrega IPVA zerado, zonas de embarque e desembarque e pontos de apoio, o que se faz contrário na capital Teresina que desde o início das atividades em 2016, os trabalhadores reclamam que, sequer, receberam algum benefício.

A iniciativa da paralisação partiu de alguns motoristas por aplicativos que também atuam como influenciadores digitais e que produzem largo conteúdo de interesse dos motoristas e moto aplicativos.

Érico Luiz da Luta, como é conhecido, é presidente de uma cooperativa de motorista por aplicativos em Teresina e também possui um canal no YouTube. Ele aproveita o dia a dia como motorista, para produzir vídeos e conteúdos pelas redes sociais, informando aos trabalhadores por aplicativos da capital sobre assuntos de interesse da categoria.

Publicidade

Segundo Érico “as plataformas internacionais prometem ganhos satisfatórios, oferecendo nos primeiros meses, vantagens promocionais e bônus, só que, após alguns meses de trabalho, estes benefícios deixam de ser oferecidos pela plataforma. Logo em seguida, estas mesmas plataformas passam a tirar o dinheiro das corridas dos motoristas por meio de altas tarifas”.

Érico Luiz afirma que, “com o apoio das entidades de classe aos YouTubes, os seguidores e filiados a luta de classe deram ao movimento, condições de realizarem a maior paralização de toda a história.”

Em Teresina, os trabalhadores planejam implementar inúmeros pontos de paralisação em toda cidade, com a obstrução de uma via, deixando a outra via livre, avisando as autoridades, com a orientação para que a manifestação seja pacífica e dentro da legalidade, conforme o direito constitucional de manifestação e protesto.

As pautas de reivindicações denunciam ao Ministério Público do Trabalho a exploração dos aplicativos e solicitam que os aplicativos sejam intimados a atualizarem o valor mínimo do km rodado para R$ 2,50, bem como, ter uma tarifa máxima de 15%.

Ao governador, os motoristas por aplicativos reivindicam o IPVA isento. Ao prefeito de Teresina a reivindicação é para isenção nas zonas de embarque e desembarque.

Fonte: Ascom / Adaptação: Cidades na Net

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS