Connect with us

Alagoinha do Piauí

Apresentações culturais, homenagens e shows, abrilhantam 2ª noite do aniversário de Alagoinha do Piauí

Publicado

em

Nesta segunda-feira, dia 08 de abril, a cidade de Alagoinha do Piauí deu continuidade as comemorações seu 38º aniversário de fundação territorial. A Prefeitura Municipal, sob a gestão do prefeito Jorismar Rocha, organizou uma extensa programação para marcar esse importante marco no calendário do município.

Uma das principais atividades realizadas neste dia foi a instituição do Dia Municipal da Cultura, uma iniciativa proposta pelo vereador Alex Silva e sancionada pelo prefeito Jorismar Rocha em 10 de fevereiro de 2023.

Essa lei tem como objetivo principal fomentar e promover a cultura local, reconhecendo sua importância na identidade e no desenvolvimento da comunidade alagoinhense. Em virtude disso, pela manhã, foi realizada uma feira cultural na Unidade Escolar Alencar Mota, em torno desta temática.


CONTEÚDO RELACIONADO

Corridas e feira cultural incentivam a prática esportiva e a arte no aniversário de 38 anos de Alagoinha


As celebrações tiveram início com apresentações culturais, destacando-se o poeta popular Joaquim de Beu, seguido pelo Grupo de São Gonçalo de Alagoinha, sob a coordenação do poeta Samuel Nascimento.

Publicidade

A Dança de São Gonçalo, uma tradição cultural e religiosa com mais de 70 anos de história no município, encantou o público presente e ressaltou a riqueza da cultura popular local.

Show de Calouros

O ponto alto da programação foi o Show de Calouros, uma homenagem ao cantor João Costa. Na ocasião, o assessor de Cultura, Samuel Nascimento, responsável pela organização do evento, lembrou do artista com uma mensagem de saudade.

Quinze talentosos participantes, sendo eles Lana Maria, Maria Alice, Ana Railany, Edigevânia, Ingrid Thayanne, Ingredhy, Carlos Henrique, Maria Emanuela, Maria Altamira, José Francisco, Manuela Maria, Isaias, Erlano, Roberto Pedro e Maria de Jesus.

Os participantes foram avaliados por uma mesa de jurados composta pelo cantor José Custódio, o músico instrumentista Luís Canuto e a violonista Francisca Luísa.

Logo, os critérios de avaliação incluíram afinação, tempo musical, presença de palco, carisma e interação com o público. Ao final, Maria Altamira conquistou o primeiro lugar, seguida por José Francisco em segundo e Erlano em terceiro.

A Maria Altamira, destacou sua felicidade pela colocação em primeiro lugar e também da importância do evento.

“Eu nem esperava conquistar o primeiro lugar, sinceramente. Cheguei até a pensar que talvez ficasse em terceiro, mas ser a vencedora foi uma surpresa incrível para mim. Sinto uma imensa gratidão, primeiramente a Deus, porque Ele é o meu alicerce e a fonte de todas as bênçãos em minha vida. Também sou grata à minha cidade, aos meus conterrâneos, porque cantar neste palco sempre foi um sonho para mim. Apesar de ter escolhido uma música do Joelma, na verdade, quando subi ao palco, foi para louvar a Deus, então estou profundamente agradecida pela oportunidade e pela forma como fui acolhida aqui. Este evento é de uma importância imensurável. Ele valoriza os artistas locais, proporciona um espaço para que possamos mostrar nossos talentos e nos expressarmos. É um momento único, onde podemos nos destacar e ser reconhecidos pelo nosso trabalho. Acredito que eventos como esse são essenciais para revelar novos talentos e valorizar a cultura local. Estou verdadeiramente feliz por fazer parte disso”, declarou.

Apresentações artistas da terra

Além do concurso de calouros, a noite também foi marcada por apresentações de 12 artistas locais, sendo eles: Vando dos Teclados, João e banda, Ademar Marques, Das Chagas, Adão Luiz, Zé Adão, Douglas Sousa, Léia Júlia, Luís Canuto e Daiane, Paulinho dos Teclados e Marcos dos Teclados que tiveram a oportunidade de mostrar seu talento e valorizar a cultura da região.

Publicidade

Shows

Para encerrar a noite com chave de ouro, a praça central foi tomada por uma multidão que se reuniu para prestigiar os shows de Dudu Nogueira, Alvaro Neto e Fafá Santana, proporcionando momentos de muita animação e alegria para todos os presentes.

Presenças

Na oportunidade, estiveram prestigiando o evento o prefeito Jorismar Rocha, acompanhado da primeira-dama e secretária de Educação, Anatália Rocha, bem como o ex-prefeito Dr. Clodoaldo Rocha, acompanhado da Dra. Clézia Rocha, os vereadores Didi, Adriana Rocha, representando o vereador Alex Silva, e Samuel Sá, os secretários Maria de Lurdes (Assistência Social) e Alan Brito (Transporte), a professora e poetisa Fidélia Rocha, o coordenador do Departamento de Cultura, Samuel Nascimento e o coordenador do Departamento de Esportes, Bismarkis Sá.

Programação

E na noite desta terça-feira, 09 de abril, o encerramento das celebrações terá início às 19h00, com uma missa em ação de graças na Igreja São João Batista, presidida pelo Padre Antônio Mendes Neto. Para marcar o fim das festividades, uma série de shows foi preparada para animar a todos na praça pública. Com apresentações de artistas como Robson Rocha, Junior Viana, Painel de Controle e Gean Toddy.


CONTEÚDO RELACIONADO

Publicidade

FOTOS | Shows da Noite Cultural, no aniversário de 38 anos de Alagoinha do Piauí


Facebook

MAIS ACESSADAS