Connect with us

Alagoinha do Piauí

Gestão do prefeito Jorismar promove 1º Bloquinho da Prevenção em Alagoinha do Piauí

Publicado

em

A Prefeitura de Alagoinha do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Conselho Tutelar e as Secretarias de Saúde e de Educação, promoveu nesta quarta-feira, dia 28 de fevereiro, a 1ª edição do “Bloquinho da Prevenção” em alusão à Campanha de Prevenção à Gravidez na Adolescência.

Com o tema “Adolescência Primeiro, Gravidez Depois!” a campanha tem como objetivo disseminar informações sobre as medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência.

É válido salientar que a prevenção da gravidez durante a adolescência exige esforços dos distintos setores públicos responsáveis pela formulação e pela implementação de políticas públicas que têm como perspectiva central os direitos das crianças e adolescentes, demandando também o envolvimento de todos os setores da sociedade civil.

“Iniciamos a nossa tarde com a programação que iniciou com a concentração no Posto 2 Irmãos. No ensejo a presidente do CMDCA Hellena Nara, fez a abertura dando as boas vindas aos presentes, ao tempo que destacou objetivo e importância da campanha”, disse a coordenadora do CRAS, Nana Sá.

Durante o percurso da caminhada teve a participação dos conselheiros tutelares que falaram sobre a fase de vida da adolescência, o momento das escolhas e que essas não podem acarretar a gravidez.

Secretária de Assistência Social de Alagoinha do Piauí Maria de Lourdes

Um ponto alto do evento aconteceu ao som das paródias que descreviam a Campanha, sendo suas letras acompanhadas pelos educadores, profissionais da Assistência Social, saúde e em tom bem expressivo pelos adolescentes participantes.

A culminância aconteceu na praça São Francisco com a fala da enfermeira Alane Maria, que discorreu sobre os impactos da gravidez na adolescência visto pela saúde, a importância de evitar a gravidez na adolescência, de viver a fase. Ela enfatizou a respeito da necessidade de quando for iniciar a vida sexual procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS), para que tenha mais acesso à informação sobre essa nova fase.
Em seguida a assessora e assistente social, Angela de Maria, dialogou sobre o papel do fortalecimento de vínculo da família e do papel da Assistência Social na busca incessante de priorizar os diretos, entre eles prevenir a gravidez na adolescência.

O momento final foi descontraído com a distribuição de refrigerantes para todos presentes. “O saldo dessa ação foi super positivo. O público-alvo que era composto pelos adolescentes e jovens do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos-SCFV, alunos da rede de educação municipal, e toda sociedade civil, que empolgadamente se fizeram presente durante toda a ação. Aqui é válido colocar as presenças ilustres da nossa incansável secretária Maria de Lourdes, os servidores da saúde e a secretária Rosa Maria, a secretária de educação Anatalia Rocha, a diretora Cilene e os professores da rede municipal”, concluiu a equipe da Secretaria de Assistência Social de Alagoinha do Piauí.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS