Connect with us

Belém do Piauí

Belém do Piauí cria grupo de trabalho e vai reforçar ações voltadas à pessoa com deficiência

Publicado

em

Com o intuito de prestar uma melhor assistência e reforçar as ações voltadas às pessoas com deficiência do município, Belém do Piauí está iniciando um novo projeto.

Em uma iniciativa da Prefeitura de Belém do Piauí, gestão do prefeito Ademar Aluísio de Carvalho e da Secretaria Municipal de Assistência Social, que tem à frente a secretária Anaías Ribeiro, o município criou o “Grupo da Pessoa com Deficiência”.

Com o tema “Somos todos iguais na diferença”, foi realizado na manhã deste sábado (18) o primeiro encontro do grupo, que inicialmente reúne a participação de 30 integrantes, da sede e zona rural do município.

Além do público alvo do grupo, o evento contou com a participação dos acompanhantes e familiares e de autoridades do município, como o prefeito Ademar Carvalho, a primeira-dama, Francisca Gomes, o vice-prefeito, Francisco Reis, o Tico, o presidente da Câmara Municipal, Bernardino Carvalho, e a secretária de Assistência Social, Anaías Ribeiro.

A programação do evento, que aconteceu na Quadra Poliesportiva, contou com o momento de acolhimento e interação com os convidados, apresentações musicais e a entrega de bolsas e camisas personalizadas para todos os integrantes do grupo.


No ponto alto da manhã especial, a bióloga, psicopedagoga e escritora, Sandra Maria Nonato, a Sandy, ministrou uma palestra motivacional. Ela, que é da cidade de Simões, possui quatro livros autorais, sendo um deles o “Pequena Maria – Um milagre diário”, lançado em 2021.

“Gostaria de agradecer o convite feito a mim por Sara. Fico muito feliz de poder participar desse momento tão importante e de pessoas tão importantes também, porque a pessoa com deficiência não é uma pessoa a parte da sociedade, ela faz parte da sociedade” disse ela.

Na palestra, Sandy, que possui escoliose congênita, contou um pouco da sua história e direcionou palavras de motivação e incentivo, destacando que a pessoa com deficiência não deve se limitar.

“A todos vocês que tem uma deficiência, não se menosprezem por isso, porque você é assim para glória de Deus. Se você teve o privilégio de nascer, é porque tem um propósito maior para a sua vida. Devido a minha deficiência, eu tenho meu pulmão direito imprensado, mas isso não me impediu de estudar, de me formar e ser bióloga pela UFPI, de ser pós graduada, de escrever 4 livros, e trabalhar com crianças, não me impediu de viver. Então, você que está aí, com as suas limitações, não se permita ficar parado, pois quem tem a mente livre e uma alma leve, pode ir aonde quiser. Não fique preso nas suas dificuldades, mas faça delas escadaria para você subir e alçar voos altos” falou.

Publicidade

Maria Josenita Ribeiro, de 59 anos de idade, foi uma das participantes do encontro. Ela demonstrou alegria pela iniciativa. “Acho ótimo esse trabalho. Eles já me atendem muito legal e espero que continuem fazendo assim. Não sei se é com todos que tem deficiência, mas eu que sou cadeirante fico só em casa. Quando é pra fazer fisioterapia eles mandam o carro para pegar e agora vai ter esse grupo e vai ser bom”.

Ludisvaldo Batista, é quem acompanha dona Maria em algumas atividades. Ele disse que a saúde oferece toda assistência que ela precisa. “Sempre que tem essas atividades ela vai. Ela tem duas cadeiras que foi o município que conseguiu. Quando ela precisa de atendimento médico, se a gente não leva pro hospital eles vão lá atender na casa. Eles tem acompanhado ela, a gente não tem queixa, a saúde aqui é bem estruturada, graças a Deus. Temos um prefeito bom, que trabalha tanto pra saúde, quanto educação e outras áreas. Ademar tem um ótimo trabalho na cidade, não temos o que dizer dele” falou.

O prefeito Ademar Carvalho, em seu pronunciamento no evento, disse que o intuito é implementar a assistência que as pessoas com deficiência e suas famílias precisam.
“Já faz muito tempo que venho lutando por esse encontro e é uma alegria estar aqui hoje reunido com todos vocês. Acredito que quem tem uma pessoa com qualquer tipo de deficiência, tem algumas dificuldades, e então precisa de uma atenção maior. Quero dizer a vocês que a partir de agora, vamos marcar uma data para nos reunirmos uma vez por mês e isso vai continuar enquanto a gente estiver na administração. Quero também que cada Agente de Saúde faça na casa de vocês duas visitas por mês, para vocês estarem mais perto da administração, para justamente sanar algumas dificuldades. A partir de agora, vamos ter esse apoio maior a vocês”.

A secretária de Assistência Social, Anaías Ribeiro, disse que o intuito é promover a inclusão e o cuidado. “Estamos criando o primeiro grupo das pessoas com deficiência e nosso objetivo principal é estar promovendo a socialização entre eles e a comunidade, trabalhar a autoestima. Porque não é indicado eles ficarem apenas em casa, eles tem a necessidade de se comunicar, interagir com a sociedade. E é esse o objetivo, cuidar deles, trabalhar atividades dinâmicas, promover a inclusão, para que eles se sintam parte da sociedade, afinal somos todos iguais na diferença. Vamos buscar fazer palestras e também verificar e encaminhar os direitos deles que cabem à assistência social”.

O grupo visa proporcionar a convivência e a dignidade à pessoa com deficiência, garantindo seus direitos como pessoa e cidadã, dispondo de uma política de atendimento composta por ações de atenção integral à pessoa com deficiência e sua família.

Segundo Anaías, o serviço irá oferecer a ampliação do acesso à informação por meio de palestras, encontros; a redução do isolamento social; apoio aos cuidadores\família; atendimento social; encaminhamento para a concessão de benefícios, oficinas e outros.

Ao final do primeiro encontro do grupo, foi servido um almoço para todos os presentes.


Facebook

MAIS ACESSADAS