Connect with us

Bocaina

Paróquia de Bocaina reintegra Pastoral da Pessoa Idosa e oferta serviços de saúde e beleza; fotos

Publicado

em

Idosos do município de Bocaina terão agora maior oportunidade de assistencialismo com a reintegração da Pastoral da Pessoa Idosa. Na manhã deste sábado, 17 de fevereiro, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição promoveu no Salão Paroquial um encontro que marca o retorno das atividades com o público da terceira idade.

O encontro foi abrilhantado por momento de acolhida e orações presididas pelo padre Feitosa, pároco local, com acompanhamento musical do grupo de canto Vozes da Imaculada, e contou com apoio da Secretaria Municipal de Saúde que ofereceu serviços de aferição de pressão arterial e glicemia, juntamente com a Secretaria de Assistência Social por meio do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) com oferta de serviço de beleza com cabeleireiros e manicure. Todos os idosos foram contemplados com lanches.

Membro da Pastoral da Pessoa Idosa, Hilda Marques, explicou que a finalidade da pastoral é fazer o acompanhamento dos idosos e dar assistência no que tange a garantia de seus direitos.

“A pastoral não é apenas para ir até a casa rezar, mas fazer com que esse idosos possam ter vida ativa e participar da vida social”, ressaltou ao portal Cidadesnanet. com enaltecendo o apoio da Secretaria de Saúde, da Secretaria de Assistência Social e da Igreja Católica.

Profissionais de saúde aferem pressão arterial e glicemia

Uma palestra sobre direitos dos idosos foi ministrada pela assistente social, Luana Gondim. Ela abordou temas como passaportes, prioridades de acessos a serviços em orgãos públicos, idade superior ou inferior de pessoas em filas, e também chamou atenção para a importância dos idosos na sociedade considerando o período de existência, experiência e cuidados que eles devem receber.

Assistente social Luana Gondim

A secretária de Assitência Social, Antônia Leal, (Toinha de Abdias), enfatizou que haverá um trabalho integrado com a igreja. “O objetivo deles é o mesmo nosso. É dar oportunidade de discussões, novas informações, participação e interação entre as pessoas. Resolvemos fazer um trabalho integrado. Possivelmente em março ou em abril estaremos reativando o grupo do Cras e iremos programar as atividades integradas”, explicou a secretária acrescentando que a expectativa é atender aproximadamente 200 idosos inscritos no Cadastro Único.

No evento, a enfermeira, Andressa Gonçalves, da Unidade Mista de Saúde Jomásio dos Santos Barros, alertou para a importância de cuidados com a saúde principalmente na terceira idade. As pessoas com idade de 60 anos já não têm mais as células fortalecidas e assim há uma maior dificuldade de cicatrização de um ferimento, por exemplo.

“Com o passar do tempo aquelas células que cuidam do nosso corpo vão enfraquecendo”, disse orientando que as pessoas devem ter alimentação saudável, bem como tomar bastante água e fazer exercícios físicos. “São coisas fáceis. Se a gente não cuida da nossa saúde, vamos ter que cuidar da nossa doença”.

Sobre cuidados ela recomendou alguns exercícios básicos como caminhadas em tempo de 15, 20 ou 30 minutos por exemplo e também a procura de unidades de saúde para obtenção de medicamentos que são fornecidos gratuitamente. “Temos a rede pública e privada. Para hipertensos a rede pública distribui gratuitamente. Aqui em Bocaina temos remédios para diabetes e hipertensão. Temos médicos todos os dias, tem o posto de saúde”, concluiu.

Idosos são contemplados com serviços de beleza

As fisioterapeutas Eliene Carvalho e Carla Barros repassaram importantes orientações ao público. Eliene destacou que existe a fisioterapia que serve para acompanhar desde a fase de prevenção até reabilitação.

Fisioterapeutas Eliene Carvalho e Carla Barros

Eliene ministrou também alguns exercícios respiratórios e convidou o público para fazer o acompanhamento no momento. “Eles são importantes porque alguns melhoram nossa capacidade de relaxamento”, apontou.

Carla Barros orientou os idosos a respeito de posições e movimentos que devem ser feitos para auxiliar a circulação sanguínea e evitar lesões na coluna. Dentre as diversas orientações ela destacou que não se deve levantar de uma vez (de forma brusca).

Breno Luiz assumiu o cargo de coordenador da Patoral da Pessoa Idosa ainda no mês de novembro de 2023. Para os seis primeiros meses do ano de 2024 já estão programadas algumas atividades como a Missa do Dia das Mães e visitas mensais aos idosos cadastrados. Ao todo são trinta líderes cadastrados para atendender pessoas nas comunidades em todo território de Bocaina. Até o momento são mais de 150 idosos cadastrados.

De acordo com o coordenador os trabalhos continuarão em prol de cadastramento de mais idosos e líderes para prestar serviço e apoio necessários.

Maria da Paixão Luz Leal participou do evento de reintegração da pastoral. Ela declarou que é um dos momentos mais importantes porque reúne pessoas de idade.

“Todo mundo é valorizado de uma forma carinhosa. Do jeito que nós merecemos. Acho que um momento como esse tem que acontecer muitas vezes para nos confraternizarmos uns com os outros. O Cras e a Igreja devem se reunir para fazer esses momentos acontecerem mais vezes. O idoso no mundo de hoje está vivendo muito isolado por casusa da idade, dos problemas de saúde”.

Erisauda Dantas agradeceu ao secretário de Saúde, Iomar Barros, por apoiar o evento com a disponibilização de materiais de aferição de sinais vitais, máscaras, e a enfermeira Andressa Gonçalves.

Publicidade
Erisauda Dantas ao lado esquerdo da imagem

Os aniversariantes do dia foram mencionados no evento e à eles oferecido canto de parabéns, orações, bênçãos e proteção divina. Os aniversariantes do dia, homenageados, são: Isalina Brito, Truba, Maria de Jesus (76 anos), e dona Bia de Elvino (81 anos).

Aniversariantes presentes no evento Maria de Jesus e dona Bia de Elvino

Maria de Jesus foi homenageada por sua filha Maria Lucineide. Na oportunidade Lucineide falou que sua mãe ficou viúva muito nova e com bravura criou os quatro filhos.

Maria Lucineide se emociona ao prestar homenagens à sua mãe

Maria Neusa (Neusinha) também fez uso da palavra ao final para repassar mensagens de recomendação e importância que os idosos têm na sociedade.

Veja mais fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS