Connect with us

Campo Grande do PI

Campo Grande do Piauí realiza campanha Novembro Azul e reforça cuidados com a saúde do homem

Publicado

em

Com o intuito de reforçar a importância dos cuidados com a saúde do homem, e principalmente, a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata, o município de Campo Grande do Piauí, realiza durante este mês, a campanha Novembro Azul.

A gestão municipal anualmente adere à campanha e promove ações de conscientização e prevenção. Esta semana, a Secretaria Municipal de Saúde está encerrando a campanha e ofertando atendimentos à população masculina.

Na manhã desta quarta-feira (29), as equipes de saúde recepcionaram os homens na UBS Cícero Rodrigues da Luz, situada na sede, para um momento informativo e também de atendimentos.

Na oportunidade, foi realizada uma roda de conversa, com a participação dos médicos Drª Analice Gomes e Dr. Edelgardo Barros e da enfermeira Luciana Sales.

Os profissionais abordaram sobre a importância da prevenção, os fatores de risco, sintomas, diagnóstico e repassaram diversas orientações aos homens, desde os cuidados básicos com a saúde, até a realização de exames preventivos indicados para o diagnóstico precoce do câncer.

Também foi realizado o teste de glicemia, encaminhamento para atendimento médico e preenchimento da requisição para realização do exame PSA – antígeno prostático específico – que é usado principalmente para rastreamento do câncer de próstata em homens assintomáticos.

A programação também contou com dinâmicas de interação social, como o “Bingo da prevenção” e o sorteio de brindes entre os homens participantes da ação.


José Custódio de Sousa, de 58 anos de idade, foi um dos participantes da ação. Além de receber importantes orientações, ele ainda foi o ganhador do “Bingo da prevenção” e enalteceu a ação da Secretaria de Saúde.

“Foi uma ação muito importante, assim como as outras que a gente tem participado. Sempre que convocam eu venho, participei todos anos e sempre procuro acompanhar minha saúde. Ganhei a máquina de fazer a barba, foi bom. É uma motivação a mais, aproxima a gente para não perder as reuniões. E para nós é muito bom também esse exame que é oferecido. Esperamos que dê tudo normal, mas se precisar de mais algo, já está mais encaminhado”.

Em entrevista, a enfermeira Luciana Sales falou sobre a ação. “Anualmente a gente faz a campanha de conscientização e prevenção ao câncer na próstata, em alusão ao Novembro Azul. A gente tenta alertar os homens quanto à prevenção, realizado exames rotineiros a cada ano, pois os homens tem mais dificuldade em se cuidar. Teve um número bom de participantes, eles fizeram perguntas, falaram sobre seus relatos de experiência, então, eles já estão bem conscientes sobre essa prevenção. Agradecer a presença deles e alertar para os homens não deixarem para procurar atendimento apenas quando sentirem sintomas, pois prevenção é o melhor remédio”.

Publicidade

Luciana informou que no próximo mês de dezembro, será promovido o “Dia D”, onde serão realizados todos os exames PSA solicitados, englobando os homens das zonas urbana e rural.

“Solicitamos exames de PSA para realizar ainda durante este ano. Caso algum dê alterado, a gente vai encaminhar para o especialista, para se fazer o exame do toque retal”.

Hoje, ação do Novembro Azul foi realizada também na Unidade Básica de Saúde do povoado Carnaíba. Já nesta quinta-feira, 01 de dezembro, os atendimentos acontecem na UBS do KM 80, encerrando a programação.


Facebook

MAIS ACESSADAS