Connect with us

Campo Grande do PI

Cavalgada, missa e shows abrem os festejos de Campo Grande do Piauí; veja como foi

Publicado

em

A comunidade católica de Campo Grande do Piauí celebra, de 27 de agosto a 05 de setembro os festejos do padroeiro do munícipio, São Benedito. O evento religioso é uma tradição que se repete a há 33 anos, iniciada antes mesmo da emancipação política do município.  

Este ano, pela primeira vez, o festejo foi iniciado homenageando o vaqueiro, uma das figuras mais representativas do Nordeste. A Área Pastoral, em parceria com a Prefeitura Municipal, promoveu a I Cavalgada Cívico-religiosa.

CLIQUE AQUI E VEJA TODAS AS FOTOS!

A concentração aconteceu à tarde, na Serra do Campo Grande, com aboios e a bênção. De lá, as dezenas de vaqueiros de Campo Grande e de outros municípios da região, crianças e adultos, homens e mulheres, seguidos por carros e motos, saíram em cavalgada em direção à cidade, encerrando em frente a igreja de São Benedito.

Durante a cavalgada, foram prestadas homenagens póstumas ao jovem Kevem Silva, que tinha origens no município de Campo Grande, falecido em um trágico acidente de trabalho no Estado do Goiás. Kevem era um amante de vaquejada.

José Luís, o Totó, veio da comunidade Serra dos Camilos para participar da cavalgada. Ele elogiou a iniciativa. “A igreja e o prefeito estão de parabéns por fazer essa cavalgada. Foi bonito. É a primeira vez e já teve muita gente, muitos vaqueiros, e quem não tinha cavalo, foi de moto, de carro, ou estava nas ruas assistindo.”, disse, salientando a importância de valorizar o vaqueiro.

Após a cavalgada, na igreja, foi celebra a primeira noite de novena e missa em honra ao padroeiro São Benedito. A celebração foi presidida pelo padre Flávio Santiago e teve como noitários os grupos do Terço dos Homens de Campo Grande, da Serra de Dentro, da Serra do Cajueiro e da Carnaíba.

A comunidade católica lotou o templo religioso para participar da celebração. Este ano, o festejo refletirá sobre o tema “Dai-lhes vos mesmos de comer”.

O padre Flávio avaliou como positiva a abertura do festejo e a unificação das tradições culturais do município. “Unimos o elemento religioso, que é próprio das pessoas dessa comunidade, com essa simpatia, com esse fato cultural que é vaqueiro, que também é típico do município e dessa região.”, disse.  

O sacerdote convidou a população a participar do festejo do padroeiro. “Todas as pessoas estão convidadas a participarem conosco. Diariamente, ao meio dia, temos o ofício de Nossa Senhora, e às 19h, a missa novena. O festejo, além de ser um momento forte de religiosidade e avivamento da fé, é, também, de elemento civilizador e animador da vida das pessoas.”, afirmou.  

Festival Cultural

Paralelo a programação religiosa do festejo, a Prefeitura de Campo Grande do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, promove o Festival de Cultura. Serão oito dias com diversificada programação que envolve shows artísticos, gincana, aula de dança e mostra cultural.

Publicidade

Dentre os objetivos da gestão estão a valorização da cultura, a promoção de entretenimento e lazer para a população, bem como, incentivar o empreendedorismo e a geração de trabalho e renda.

“Nós preparamos uma semana cultural com diversos eventos. Teremos shows com artistas da terra, aristas de âmbito nacional, e dentro dessa programação, junto com a igreja, idealizamos a Cavalgada Cívico-religiosa, um evento que nós pretendemos incluir no calendário do município. A história Nordestina, do Piauí e de Campo Grande está diretamente ligada ao homem do campo, ao cavalo, a montaria para o trabalho, a criação de galo. Então, a buscamos resgatar para preservar essa cultura.”, disse o prefeito Francisco José Bezerra, o Dr. Tico, como é popularmente conhecido.  

O Festival de Cultura é gratuito e acontece ao lado da Igreja de São Benedito, na Praça Ministro Vicente Leal, que foi toda preparada para o evento, com palco, iluminação e diversas barracas que comercializam alimentos e bebidas.

O primeiro dia teve shows com três atrações – Alvino Luz, Andrews Rocha e Vando dos Teclados – e reuniu muitas pessoas.  

Além do prefeito Dr. Tico, acompanhado da primeira-dama Zoneide Bezerra, e a secretária de Cultura, Daiane Bezerra, diversas outras autoridades locais também prestigiaram o evento, dentre vereadores e secretários municipais.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS