Connect with us

Caridade do Piauí

Associação Quilombola promove evento em alusão ao Dia da Consciência Negra em Caridade do Piauí

Publicado

em

Hoje, 20 de novembro, é celebrado o Dia da Consciência Negra. A data foi instituída em oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, e é uma homenagem à memória de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares e símbolo da resistência negra e da luta contra a escravidão.

O Dia da Consciência Negra, que chama a atenção para a importância da igualdade racial, foi lembrado na comunidade quilombola do povoado Cabaceiras, zona rural do município de Caridade do Piauí, que no último sábado, 18, promoveu um evento em praça pública em parceria com a Prefeitura de Caridade do Piauí.

A comemoração reuniu um expressivo número de pessoas, desde moradores da comunidade quilombola e de outras comunidades vizinhas, além de autoridades como vereadores e secretários do município.

Na praça, a comunidade realizou diversas apresentações culturais como forró, xaxado, valsa, brincadeira de roda, desfiles com representatividade de vaqueiros, cozinheira, doméstica, lavadeira, agricultores, católicos e evangélicos. Aconteceu, também, uma exposição de objetos símbolo da cultura local, e de comidas típicas com diversos pratos.

O evento alusivo ao Dia da Consciência Negra encerrou com festa com as participações dos cantores Ligeirinho Costa, Dácio Morais e Fábio forrozeiro.

Essa foi a primeira vez que a data foi celebrada pela comunidade quilombola.

“Nossa comunidade é uma comunidade quilombola, descendente de negros, e a gente valoriza muito a nossa descendência. Somos uma comunidade auto reconhecida pela Secretaria dos Palmares. A gente está trabalhando em parceria também com o prefeito Toninho de Caridade, juntos, para que a nossa comunidade se levante mais ainda, para que com toda potência, a gente possa alcançar os nossos objetivos.”, disse Maria dos Humildes do Nascimento Araújo, vice-presidente da Associação.

O evento, além de celebrada a data, tinha também como objetivo a arrecadação de fundos para a entidade. A vice-presidente agradeceu ao apoio do Toninho de Caridade, dos vereadores, que segundo ela, tem colaborado com a Associação.

“A gente tem o apoio total do nosso município, de todos os sócios da nossa associação, a nossa presidente Marinês, que também está à frente também de tudo junto comigo e a nossa comunidade, mantendo a nossa associação de pé, valorizando a nossa cultura e a nossa descendência.”, destacou ela.

A Associação foi fundada em 2006, e reconhecida como quilombola. “Desde então que a gente vem em busca de melhoria. A gente fez um plano de desenvolvimento da comunidade, onde solicitamos vários projetos. Alguns a gente já conseguiu, como água de boa qualidade, banheiros e o colégio modelo que a gente tem dentro da nossa comunidade. A energia para todos, cisternas e ampliação dos colégios dos antigos colégios, o posto de saúde. A nossa comunidade tá bem evoluída, bem desenvolvida.”, acrescentou Maria dos Humildes.

Publicidade

Veja mais imagens

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS