Connect with us

Caridade do Piauí

Caridade do Piauí realiza Jornada Pedagógica e debate diversidade e equidade na Educação

Publicado

em

O município de Caridade do Piauí realizou, nos dias 7 e 8 de fevereiro, a Jornada Pedagógica 2024. O evento formativo marca o início das atividades letivas com os professores da Rede Municipal de Ensino na etapa preparatória para o início das aulas.

O objetivo é qualificar os docentes e trabalhar as metodologias pedagógicas que serão implementadas em sala de aula com vistas na melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem. Este ano, a Jornada Pedagógica discutiu a diversidade e equidade no ambiente educacional.

A partir da temática central – “Valorizando a diversidade na promoção de um ambiente educacional equitativo” – foi realizado um ciclo de palestras.

A professora Giumara Oliveira de Moura, natural de São Félix do Piauí, explanou sobre o tema “Escola Inclusiva: acolhe, respeita, constrói estratégias e transforma vidas”.

Já o professor Cleverson Moreira, natural de Corrente, abordou a temática “Valorizando a diversidade na promoção de um ambiente educacional equitativo”.

Estiveram presentes o secretário de finanças Cleivanilson Carvalho (Clei); o secretário de Educação, Aldo César da Silva; o supervisor de Ensino, João Bosco; além de toda a equipe que compõe a Secretaria de Educação e partes integrantes das escolas municipais.

No segundo dia, a Jornada abordou outra temática importante na atualidade, a Educação Ambiental, com a participação do secretário do Meio Ambiente, Ismaeldo Reis, e da professora Ana Dandara da Silveira Carvalho.

Publicidade

Clei Carvalho, secretário de Finanças, participou da abertura da Jornada representando o prefeito Toninho de Caridade. Em seu pronunciamento, ele anunciou a construção de um auditório. Clei informou que a obra já foi licitada e será iniciada em breve. “No próximo ano a Jornada já vai acontecer nesse novo auditório, um espaço adequado para a realização de eventos como este da Educação.”

Outra boa notícia dada pelo secretário aos professores foi quanto ao reajuste salarial para 2024. “O Governo Federal deu um reajuste de 3,62%, e aqui em Caridade o prefeito Toninho, visando valorizar mais os professores e melhorar ainda mais o ensino, resolver fazer diferente e vai dar 5% de reajuste. Para isso, vai ser enviado um Projeto de Lei para ser aprovado na Câmara Municipal.”, disse.  

Em entrevista, o secretário de Educação, Aldo César, comentou sobre a Jornada Pedagógica 2024. “Nós tratamos, no dia 07, do tema Educação Inclusiva, um tema que é uma pauta hoje no país inteiro. Nós precisamos trabalhar as crianças com autismo, com TDAH, enfim, com todas as necessidades especiais que elas apresentem, para poder incluí-las dentro da sociedade, de forma que elas possam conviver bem. É um direito que assiste a elas.”, pontuou.  

O secretário frisou, também, sobre os resultados da educação no município. De acordo com Aldo, Caridade está numa crescente. “Na avaliação estadual, nós estamos acima da média do Estado. Nós temos 40% dos nossos alunos já lendo bem, escrevendo. Tivemos um desgaste muito grande por conta da pandemia, mas nós já estamos correndo para sanar essa dificuldade.”

Na entrevista, Aldo deu ênfase a implantação de uma nova ferramenta, o sistema de diário online dos professores e de gestão das escolas, que segundo ele, vai trazer melhorias para o trabalho e acompanhamento da Educação.

“Foi um evento proveitoso onde nós discutimos essas temáticas importantes e firmamos alguns acordos para que a gente possa dar início ao ano letivo de 2024 na perspectiva sempre de melhoria dos resultados, que é uma marca primordial da gestão do nosso prefeito Toninho, auxiliada pelo nosso amigo Clei Carvalho.”, pontuou Aldo.

Mais fotos

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS