Connect with us

Curral Novo do Piauí

Saúde de Curral Novo do Piauí mobiliza homens a cuidarem da saúde

Publicado

em

Mobilizar os homens e conscientizá-los sobre a importância do cuidado com a saúde. Esse é o objetivo da campanha Novembro Azul, desenvolvida pela Prefeitura de Curral Novo do Piauí, através da Secretaria Municipal de Saúde, que tem como principal foco a prevenção ao câncer de próstata, o segundo mais comum entre a população masculina.

Nesta terça-feira, 22 de novembro, as ações da campanha aconteceram na cidade. Inicialmente, o grupo se concentrou na praça central da cidade, e de lá, saiu em caminhada até a Academia da Saúde, onde aconteceu o encontro.  

Os homens foram recepcionados com brindes. Com o objetivo de dar maior publicidade à campanha, a Secretaria Municipal de Saúde distribuiu camisas personalizadas do “Novembro Azul”.

Em seguida, a secretária de Saúde, Vanderlúcia Lira, deu as boas-vindas aos presentes e falou sobre a importância da campanha, que já faz parte do calendário anual de atividades da pasta.

“Todos os anos a gente desenvolve a campanha e tenta despertar essa consciência nos homens sobre o autocuidado, pois o homem também precisa se cuidar, precisa ter conhecimento, precisa buscar os serviços de saúde pra que a gente possa trabalhar a prevenção, que é a forma de trabalhar a saúde. Quanto mais a gente se previne, melhor é, mais vocês vão ter saúde e disposição pra trabalhar. É tão bacana quando a gente vê um homem que se cuida, que busca melhorar cada vez mais, fazendo atividade física, cuidando da saúde mental. Isso é muito importante.”, pontuou.

A secretária também apresentou o novo médico do município, Dr. Rômulo Carvalho, a mais recente contratação da saúde, que chega ao município para reforçar os serviços.

Publicidade

“Hoje nós estamos aqui com o novo médico do município, Dr. Rômulo Carvalho. Ele iniciou o trabalho com a gente essa semana, e se Deus quiser vai ficar com a gente por um bom tempo. Ele vai trabalhar na nossa UBS durante a semana.”, disse.

Dr. Rômulo Carvalho foi o palestrante da noite. Ao iniciar sua fala, o médico expressou sua satisfação em ver a grande participação dos homens.

“Fico muito feliz em estar aqui participando, e mais feliz ainda por ver a quantidade de homens, uma quantidade muito boa, mais do que eu esperava. Geralmente o homem ainda tem esse tabu de não se tratar, de não procurar serviço médico, e sempre deixar para procurar na última hora, no último caso. Mas aqui, Graças a Deus, graças às políticas públicas de saúde, essa realidade tem mudado bastante.”, pontuou.

Na palestra acerca do tema, Rômulo enfatizou o objetivo da campanha, o que é a próstata, como se desenvolve o câncer, quais os sintomas aos quais os homens devem ficar atentos, quais são os fatores de risco e orientou, também, sobre os exames que podem ser realizados para o rastreio e diagnóstico precoce do câncer, como o PSA, o toque retal e exames de imagem, explanando, ainda, e sobre o tratamento contra a doença.

Ao final da palestra foi entregue lanche e lembrancinha aos presentes.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS