Connect with us

DESTAQUES

FRANCISCO MACEDO | Saúde e NASF realizam ações para a saúde do homem em alusão ao ‘Novembro Azul’

Publicado

em

O mês de Novembro é destinado para a conscientização da importância com a Saúde do Homem, quando os gestores públicos aderem a Campanha Nacional ‘Novembro Azul’ – um movimento mundial em prol da prevenção do câncer de próstata, o segundo tipo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele -. Por esse motivo, o diagnóstico precoce é fundamental para que aumente as chances de cura.

A exemplo do ‘Outubro Rosa’, iniciativa que marcou as ações de cuidado com a Saúde da Mulher no município, agora a Prefeitura Municipal de Francisco Macedo – PI, que tem como prefeito: Raimundo Nonato de Alencar, através de ações conjuntas entre a Secretaria de Saúde que tem como secretário Cristóvão Alencar, a Estratégia Saúde da Família e o Núcleo de Apoio a Saúde da Família – NASF, realizaram na manhã do último sábado 18, na feira livre da cidade, diversas ações com foco na preservação do câncer de próstata.

As atividades tiveram início às 07h30mim, quando foram montadas barracas em meio a feira livre da cidade, realizado panfletagem, sensibilizando a população masculina a respeito das medidas preventivas do câncer de próstata. Na ocasião, foi disponibilizado, também, aferição de pressão arterial, glicemia capilar, testes rápidos de HIV, Sífilis, Hep B e orientações gerais. E ainda foi marcado exames de sangues, inclusive o PSA- Prevenção da Próstata.

De acordo com a Assistente Social, Carla Lariza, a ação atendeu mais de 100 homens. “O diagnóstico precoce do câncer de próstata é um dos benefícios que leva a cura, porém é preciso romper com o preconceito que atrapalha a prevenção e incutir nos homens a importância da conscientização e informação sobre o tema, pensando assim fomos a feira livre a realizamos esta ação que é de suma importância no sentido de prevenir e identificar possíveis problemas.  Teremos outros momentos durante todo o mês”, garantiu a também coordenadora do NASF.

A ação em alusão ao ‘Novembro Azul’, em Francisco Macedo, contou também com a presença da fisioterapeuta, Samanda Barbosa; das enfermeiras, Letícia e Jamilly; o fonoaudiólogo Anderson, além de técnicas de enfermagem a agentes comunitários de saúde.

Publicidade


Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS