Connect with us

Francisco Macêdo

Missa marca 2º dia da 4ª Missão Jovem e celebra os 32 anos do grupo JCA, em Francisco Macedo; fotos

Publicado

em

A comunidade católica do município de Francisco Macedo (pertencente a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, com sede em Alegrete do Piauí e tem como pároco o pe. Vanderlan), esteve presente na noite deste sábado, 22 de abril, na praça pública em frente à Igreja São Francisco de Assis, realizando mais uma celebração.

A afirmação acima refere-se a santa missa, evento que faz parte da programação da 4ª Missão Jovem Diocesana na área pastoral de Francisco Macedo. A quarta etapa da Missão Jovem é iniciativa da Diocese de Picos, administrada pelo bispo diocesano Dom Plínio José, e tem como principais objetivos a expansão do evangelismo e alegrar às Paróquias e comunidades visitadas.

Matéria relacionada

Pastoral de Francisco Macedo recebe a 4ª Missão Jovem Diocesana; veja

Santa Missa

A liturgia da celebração deste sábado (22) foi presidida pelo padre Vanderlan e contou com a presença de vários fiéis. Momentos de devoção foram ministrados através de louvores e orações feitas pelos presentes.

Publicidade

O evento contou com a presença de missionários que fazem parte da Missão Jovem, vindos de cidades circunvizinhas como Fronteiras, São Julião, Picos, Vila Nova do Piauí, Pio IX e, também, de Campos Sales – Ceará.

Vale destacar que a missa também foi apresentada como um ato em ação de graças ao Senhor pelo aniversário de 32 anos do Grupo JCA (Jovens Construindo Amor) de Francisco Macedo.

No total, a Paróquia Nossa Senhora de Fátima recebeu 24 missionários, divididos 12 para Alegrete e 12 para Francisco Macedo. A maioria ficou nas sedes dos municípios e cada comunidade ficou com 2 missionários. Eles realizaram visitas e propagaram o evangelho por onde passaram.

Uma placa da 4ª Missão Jovem foi trazida e colocada na parede da Igreja.

Momento musical

Na oportunidade também ocorreu um momento de animação e devoção com a banda Discípulos de Cristo da Paróquia de São Cristóvão do município de Marcolândia, onde foram entoados louvores que agitaram os que prestigiavam e, também, foi ministrada a palavra do Senhor.

Entrevistas

O padre Vanderlan falou sobre a 4ª Missão Jovem em Francisco Macedo.

“Foi uma festa linda aqui em Francisco Macedo. A santa missa dos 32 anos do grupo de jovens e o encerramento da Missão Jovem. Este final de semana foi um momento da graça de Deus, onde pudemos receber jovens de cidades vizinhas para o cumprimento dessa missão de evangelismo. Eu desejo que os frutos dessa Missão Jovem fique no coração das pessoas aqui de Francisco Macedo e de toda Diocese de Picos”, disse.

O vice-prefeito de Francisco Macedo, Odair Lopes, foi o fundador do JCA no município e fala do sentimento em ver os frutos que foram plantados há 32 anos atrás.

Publicidade

“Para mim é uma grande alegria pois, juntamente com o grupo de jovens, fundamos o grupo JCA há 32 anos atrás e participei efetivamente 18 anos deste grupo. Então toda vez que eu participo de uma atividade ligada ao JCA é um motivo de emoção, de alegria e ver que esse trabalho surtiu um grande efeito pela evangelização, pela conscientização dos jovens em sempre procurar o caminho de Deus, porque só com Ele podemos fazer as coisas da maneira correta, da melhor maneira possível. Então estou feliz em estar aqui presente vendo esta festa que eu ajudei a construir desde o início e que hoje outros jovens continuam esse trabalho. Peço a Deus para que abençoe eles para que possam continuar por muito tempo nesse belíssimo trabalho pelo bem da nossa comunidade e pela evangelização na nossa região”, falou.

O assessor da Pastoral da Juventude da Diocese de Picos, Antônio de Oliveira, explicou o que verdadeiramente é o projeto Missão Jovem e o que foi trabalhado pelos missionários.

“O objetivo da 4ª Missão Jovem é tentar novamente reanimar as comunidades e as Paróquias. Nosso objetivo principal é trabalhar com a juventude, mas dentro da Missão Jovem trabalhamos com todos os núcleos, desde a catequese, as pastorais familiares, os núcleos de casais, porque a Missão Jovem só funciona quando a Paróquia abraça. Esse é um projeto que já existe dentro da nossa Diocese, em 2013 teve a 3ª Missão Jovem e agora, 10 anos depois, este ano foi escolhido para acontecer a nova etapa, que é a quarta Missão Jovem. A Missão não surge de uma hora para outra, desde o ano passado vêm acontecendo alguns eventos formativos. Esse projeto é composto por toda equipe diocesana, padres, leigos etc. Na estrutura, também contamos com alguns casais que eram jovens lá em 2013 e estão ajudando a Missão Jovem agora. No projeto, nós temos vários representantes da diocese que são enviados para cada cidade auxiliando para que a missão aconteça. No exemplo de Francisco Macedo, eu pedi para vim porque já tinha vindo em 2013 para cá como missionário” contou.

Jeferson também falou o que sente em ter participado mais uma vez da Missão.

“O sentimento é de alegria, aprendizado, empatia e como já é a véspera da despedida da cidade, o sentimento também é um pouco de tristeza. Mesmo indo embora, a gente vê que fica um pouco de nós onde passamos e levamos um pouco de cada pessoa onde visitamos também”, destacou Jeferson.

Veja mais imagens;

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS