Connect with us

Francisco Macêdo

Saúde realiza ação preventiva e alerta sobre os cuidados com o câncer de próstata em Francisco Macedo

Publicado

em

Buscando os cuidados com a saúde masculina, na manhã desta segunda-feira (04), a Prefeitura de Francisco Macedo, gerenciada pela gestão “Construindo uma nova história”, do prefeito Novim, através da Secretaria de Saúde, promoveu uma ação em alusão a campanha Novembro Azul, que objetiva, principalmente, a prevenção do câncer de próstata.

O momento aconteceu no Auditório Francisco das Chagas Alencar, reunindo homens tanto da cidade, quanto do interior. Lá, eles passaram por exames preventivos, como o de PSA, o qual se faz a coleta de sangue para rastrear o câncer de próstata; por exames triglicerídeos, que indica níveis de colesterol; e por exames de glicose.

Os testes foram feitos pelo laboratório Clinilab Coutinho, que disponibilizou profissionais para realizar os atendimentos. Em um breve momento, o Dr. Tallys Luz, que trabalha na saúde do município, destacou sintomas que podem indicar a detecção do câncer, bem como, a importância de prevenir para que o caso não se agrave.

Dr. Tallys Luz

O prefeito Novim esteve presente no evento e frisou o cuidado da gestão municipal com a saúde pública. Além disso, o gestor revelou a entrega de uma nova ambulância, que foi viabilizada por meio de emenda parlamentar.

“O exame de prevenção é de suma importância. No ano passado, a gente conseguiu, através desse exame, detectar e resolver vários problemas que surgem no decorrer do dia a dia e é importante cuidar, a saúde é uma bandeira que a gente abraça e sabemos que temos que zelar. No que depender da gestão para melhorar e cuidar das pessoas, estamos prontos, porque é essa a nossa missão. Estaremos entregando, na próxima semana, mais uma ambulância para o município, através do senador Ciro Nogueira, para ajudar no transporte de pacientes. Sem dúvidas, isso trará benefícios notórios para nossa população”, destacou Novim.

O secretário de Saúde, Adenilson Carvalho, comentou sobre as dificuldades enfrentadas em relação à procura dos homens para realizar os exames, e fez um comparativo no avanço da adesão masculina aos cuidados preventivos, quando comparado aos anos anteriores.

“Infelizmente, ainda temos uma barreira que muito impede que os homens se dediquem mais e venham procurar a sua saúde. Para se ter uma ideia, no primeiro ano em que foi feita a ação, apenas 38 homens realizaram o PSA. Já no ano passado, essa barreira foi um pouco quebrada, onde tivemos a participação de mais de 160 homens. Cada momento que vocês procurarem, a gente está aqui disponível, temos o laboratório, exames de imagem e estamos a procura de melhoria para todos. O pilar da casa somos nós, homens, então, se estivermos bem, provavelmente vamos fazer o melhor para nossas famílias”, ressaltou o secretário.

Em entrevista, o Dr. Tallys falou sobre a importância dos homens participarem ativamente das ações de prevenção.

“Nós, homens, temos que nos cuidar. Por isso, em todo ano, falamos dessa questão do Novembro Azul, que é muito importante. Esse evento faz alusão, principalmente, à saúde do homem, porque hoje, o câncer que mais atinge a população é o de próstata. E os homens têm uma certa resistência em não querer se cuidar. Hoje nós temos acesso aos exames, como PSA, PSA Livre, exame de ultrassom, e a gente não precisa ter medo de se cuidar, por isso fazemos essa prevenção a partir dos 50 anos”, explicou o médico.

No evento, também foi distribuído um lanche para todos os presentes.

Câncer de próstata

O câncer de próstata é o mais comum em homens, depois do câncer de pele não-melanoma, e silencioso em grande parte dos casos. Por outro lado, ao ser diagnosticado precocemente por meio dos exames preventivos, esse tipo de câncer possui altas chances de cura com tratamentos cada vez menos invasivos.

Publicidade

Veja mais imagens;

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS