Connect with us

Fronteiras

Educação de Fronteiras conclui IV Elóquio Pedagógico e prepara equipe escolar para o ano letivo de 2024

Publicado

em

Durante todo o dia desta terça-feira, 06 de fevereiro, a Prefeitura de Fronteiras, na administração do prefeito Eudes Ribeiro, através da Secretaria de Educação, liderada pela 1ª dama e secretária, Zildênia Ribeiro, promoveu o segundo dia do IV Elóquio Pedagógico.

O evento aconteceu na escola José Aquiles de Sousa e contou com a presença do prefeito Eudes Ribeiro, da 1ª dama e atual secretária de Educação, Zildênia Ribeiro, a equipe técnica pedagógica, Isaura Calyne e Creislayde Sousa, além de coordenadores, diretores e professores.

Inicialmente, Isaura deu boas vindas aos participantes e convidou a secretária de Educação, Zildênia, para fazer uma oração, seguido da cantora Vanderlúcia que louvou a Deus com um hino, trazendo um momento de reflexão e comunhão.

Logo depois, a professora Débora Amélia, fez uma dinâmica com os profissionais, pedindo para eles se olharem em um espelho ou pelo celular e refletir no papel fundamental que eles exercem, enfatizando que eles conseguem formar cidadãos.

Na sequência, ela ministrou uma palestra com o tema: “Ressignificando a prática pedagógica: Estratégias inovadoras para a recomposição da aprendizagem em língua portuguesa para o Ensino Fundamental: Anos iniciais e finais”, seguido do Coffe Break.

A segunda palestra foi conduzida pela professora de matemática, Francisca Maria, que abordou o tema: “Recomposição de aprendizagem: Estratégias diferenciadas para o desenvolvimento de competências fundamentais de matemática para o Ensino Fundamental: Anos iniciais e finais”.

As professoras trouxeram várias dicas de como os profissionais da educação podem trabalhar nas escolas, frisando também na necessidade do apoio da família dos alunos nesse processo de ensino-aprendizagem.

O prefeito Eudes Ribeiro frisou que os profissionais tem recebido muito conhecimento e que estão preparados para o ano letivo de 2024.

“Através desse Elóquio Pedagógico, nós buscamos oferecer mais conhecimentos mais os nossos educadores, com o objetivo de continuarmos disponibilizando uma educação de qualidade para os nossos alunos. A educação é a base para que muitas conquistas sejam alcançadas e para que haja a formação de cidadãos, por isso nós buscamos proporcionar esses momentos para que a equipe de profissionais avance em seus conhecimentos, após essas palestras com certeza eles estão preparados para esse novo ano de trabalho”, frisou.

A tarde, a programação voltou de forma animada, com alguns alongamentos feitos pela professora de Educação Física, Soraia.

Publicidade

Na oportunidade, a professora Débora ministrou outra palestra sobre: “Explorando o desenvolvimento cognitivo na alfabetização: Estratégia para potencializar o processo de alfabetização”.

E para encerrar as atividades do IV Elóquio Pedagógico, a professora Francisca Maria trouxe mais uma palestra intitulada como: “Desmistificando avaliações externas: Estratégias de preparação e atuação para potencializar a aprendizagem dos alunos”.

Em entrevista, a professora Francisca Maria ressaltou os principais assuntos destacados nas palestras.

“Durante as palestras nós trabalhamos sobre a recomposição na parte de matemática, onde o professores poder a habilidade de identificar a dificuldade em cada aluno e tentar trabalhar de forma individual para que eles possam ter a recomposição de cada conteúdo e não levar deficiência para os anos seguintes. Fizemos algumas abordagens, compartilhamos estratégias para que os profissionais possam levar para dentro da escola. Tratamos também sobre as avaliações externas como o Sistema de Avaliação Básica – SAEB e o Sistema de Avaliação Educacional do Piauí – SAEPI, mostrando um pouco das habilidades estão relacionadas com a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, para que os professores possam trabalhar dentro dos planejamentos mensais e anuais, para que o aluno seja preparado ao longo de todo ensino”, disse a professora.

A secretária de Educação, Zildênia Ribeiro, expressou a alegria pela conclusão dos eventos e pelos conhecimentos adquiridos.

“Nós estamos felizes por ter recebido tantos conhecimentos nesses dias, através das palestras os educadores poderão aplicar nas escolas tudo que foi repassado e assim nossa educação vai continuar avançando. Em breve as aulas irão iniciar, um novo ano de trabalho e acreditamos que também será de crescimento e bons resultados para o nosso município”, destacou.

Em entrevista, a palestrante, Débora Amélia, explicou a importância da equipe da educação trabalhar com amor, especialmente os professores.

“Quando a gente trabalha com educação temos que ter amor, pois somos responsáveis por muitas vidas. Estamos em sala de aula como mediadora do conhecimento, mas além de repassar conhecimento nós preparamos os alunos para a vida profissional e pessoal. Fico muito feliz em participar de momentos como esse porque a gente percebe que deixamos sementes plantadas, aprendemos com o público, é uma troca de experiências”, ressaltou.

No município de Fronteiras sete escolas funcionam atualmente, sendo cinco na zona urbana e duas na zona rural.

Fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS