Connect with us

Fronteiras

Educação de Fronteiras culmina projeto ‘Identidade: Quem Sou Eu?’ e transforma experiências infantis em aprendizado

Publicado

em

Entre os dias 25 e 26 de março, a Educação de Fronteiras promoveu a culminância do projeto “IDENTIDADE: QUEM SOU EU?”, que visa conduzir as crianças a explorarem o conhecimento de si mesmas, a percepção da diversidade e o respeito às diferenças. Esse projeto, realizado na educação infantil, é um importante instrumento pedagógico que potencializa a experiência das interações das crianças.

O objetivo principal do ação é proporcionar às crianças experiências fundamentais de aprendizagem no reconhecimento de seu “EU”, o que é indispensável para o desenvolvimento da própria autonomia. Para isso, foram desenvolvidas diversas atividades ao longo do projeto, incluindo desfiles que destacaram as preferências das crianças, suas famílias, suas casas e as partes da escola. Além disso, houve a participação dos membros da escola, como vigia, merendeira, zeladora, diretora, secretária, coordenadora, professora e alunos.

Durante seu desenvolvimento, foram trabalhados diversos aspectos importantes para o desenvolvimento infantil, tais como autoestima, imaginação, importância do acolhimento às diversas formas de existir, relações interpessoais, desenvolvimento do diálogo e da linguagem oral, reconhecimento dos limites dos outros indivíduos, formação de autoimagem, noções básicas de convivência em grupo, socialização saudável e autocuidado.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Imagem-do-WhatsApp-de-2024-03-27-as-16.47.57_23bee439-1024x484.jpg

A secretária de Educação, Zildênia Ribeiro, parabenizou toda a equipe da educação pelo desenvolvimento do projeto: “A culminância do projeto desenvolvido marca um momento de grande importância para a nossa comunidade escolar. Estou muito orgulhosa do trabalho realizado pela equipe da educação, que se empenhou para proporcionar experiências significativas às nossas crianças”, falou.

A coordenadora do Centro de Educação Infantil José Aquiles Filho, Patrícia, ressaltou o trabalho conjunto realizado pela equipe da SEMED: “O projeto ‘Identidade: Quem sou eu?’ foi uma iniciativa concebida pela equipe da SEMED, com valiosas contribuições da professora Isaura Calyne, que apresentou diversas estratégias para sua realização. Assumi a coordenação do desenvolvimento desse projeto em conjunto com a professora Mariela, coordenadora das creches. Durante 40 dias, dedicamos nossos esforços para implementá-lo, e o resultado foi surpreendente. Nossos professores do Centro de Educação Infantil José Aquiles Filho conduziram as atividades de forma magnífica junto às crianças e alguns familiares convidados, proporcionando aprendizagens significativas em um ambiente simples, porém rico em experiências”, explicou.

Já a coordenadora, Mariela, destacou a relevância do projeto no desenvolvimento das competências das crianças: “O projeto visou enriquecer a vivência das crianças no ambiente escolar, promovendo o desenvolvimento de suas habilidades e competências. É essencial que a escola seja um espaço acolhedor para a diversidade, respeitando as particularidades de cada criança e as diferentes formas de interação com suas famílias. É através do outro que nos reconhecemos como indivíduos únicos. Desenvolvido em conjunto com outros instrumentos pedagógicos, o projeto proporcionou experiências fundamentais para que as crianças pudessem se reconhecer e construir sua identidade”, declarou.

Fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS