Connect with us

Geminiano

Geminiano se mobiliza contra o abuso e à exploração de crianças e adolescentes

Publicado

em

A Prefeitura de Geminiano, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Conselho Tutelar e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), vem realizando neste mês de maio um série de ações em combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes.

Nesta quinta-feira, 18 de maio, Dia D de combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes, os adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos participaram de uma sessão cinema com um curta metragem que trata sobre a história de uma adolescente que teve seus direitos violados em decorrência de abuso sexual pelo seu avô. Após o filme, foi realizada uma roda de conversa sobre o tema e ofícinas artísticas. O momento aconteceu no Auditório da Secretaria de Educação.

Após o momento, o Conselho Tutelar de Geminiano promoveu uma palestra na Unidade Escolar Joaquim Antônio de Araújo, na sede do município, explicando sobre a campanha Maio Laranja e sobre a rede de apoio para crianças e adolescentes.

O momento contou com a presença da coordenadora do CRAS, Valdênia Lacerda; da psicóloga do CRAS, Micaella Dantas; da assistente social Joicy Oliveira; de membros do Conselho Tutelar; além de orientadoras do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e do Criança Feliz.

A psicóloga do CRAS, Micaella Dantas, alertou para possíveis sinais que a criança ou adolescente não está bem. “Quando uma criança está em sofrimento ela dá sinais de que algo não está bem. O primeiro deles é uma mudança no padrão de comportamento, como alterações de humor, isolamento, depressão, agressividade, alterações de sono, medo ou pânico, choro sem motivo aparente, regressão de comportamento (voltam a fazer xixi na cama, chupar o dedo), entre outros. Nós enquanto pais, educadores, profissionais,precisamos estar atentos a estes sinais”, afirmou.

Micaella Dantas ainda destacou que falar sobre a temática ainda é a forma mais eficaz de prevenção. “Falar sobre educação sexual é forma mais eficaz de prevenir abusos. Quando a criança conhece seu corpo e entende que existem partes que não devem ser tocadas,mais elas vão conseguir se proteger”, pontuou.

De acordo com a assistente social Joicy Oliveira, a campanha ‘Faça Bonito’ é muito importante. Ela também destacou ações realizadas durante o mês de maio.

Publicidade

“A campanha Faça Bonito é de fundamental importância, pois os laços se fortalecem com as demais instituições, bem como o trabalho multiprofissional. Durante todo mês de maio estamos levando aos grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos todo material da campanha, que este ano está de cara nova em seu site “facabonito.org”. Em nosso planejamento do mês estão inclusos também idosos e mães/pais das crianças e adolescentes, que também fazem parte dos grupos assistidos pelo PAIF, com o objetivo de “preparar o terreno” e buscar um ambiente acolhedor e empático para quando essas crianças e adolescentes chegarem em casa e falarem sobre o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. É salutar rememorar que somos um serviço de proteção social básica, mas nosso foco é a prevenção e acolhida dessas famílias que os serviços de proteção especial nos encaminha, bem como, de praxe, inclusão nos grupos de PAIF, para melhor conhecer e acompanhar”, garantiu.

A presidente do Conselho Tutelar de Geminiano, Cícera Lopes, destacou as ações realizadas pelo órgão e ressaltou a importância das ações.

“O Conselho Tutelar de Geminiano realizou no decorrer desta semana atividades relacionadas a campanha nacional do combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes. Diante disso, realizamos visitas as escolas da zona rural, levando informações sobre a campanha e conscientizando sobre o tema em questão. Tivemos a culminância nesta quinta-feira, 18 de maio, com um evento na escola Joaquim Antônio de Araújo, localizada no Centro da cidade, e na a ocasião foram discutidas questões importantes envolvendo representantes do CRAS de Geminiano, além de toda comunidade escolar e também uma participação especial da jovem Gesliene Nascimento, que trouxe uma reflexão emocionante a cerca da campanha”, garantiu.

Outras ações

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Geminiano tem realizado uma série de atividades em alusão a campanha Maio Laranja, e todas as ações podem ser acompanhadas por meio do perfil no Instagram da pasta. Dentre as ações realizadas estão atividades lúdicas e palestras com idosos.

Veja fotos de outras ações

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS