Connect with us

Acauã

Governador decreta emergência em 40 cidades do Piauí, veja a lista

Publicado

em

O Governador Rafael Fonteles decretou emergência em 40 cidades do Piauí. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado da última quinta (15).

De acordo com o gestor o motivo do decreto é a estiagem que atinge diversas cidades do estado. Este ano, devido ao fenômeno do “El Niño” a temporada chuvosa demonstrou irregularidade e preocupa especialistas.

No decreto o governador considera “a irregularidade na distribuição pluviométrica observada nos últimos anos na maioria dos municípios piauienses, sobretudo na região do semiárido, em especial nos aglomerados dos Territórios Serra da Capivara, Vale do Canindé, Vale do Sambito, Vale do Rio Guaribas e Vales dos Rios Piauí e Itaueira, conforme informações da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMARH provenientes das estações de acompanhamento do INMET e ANA”.

Animais buscam água em  meio a estação seca e estiagem no nordeste - (Fábio Pozzebom/ Agência Brasil.)Fábio Pozzebom/Agência Brasil.

Segundo o documento o monitoramento realizado pelo monitor de secas do Brasil, órgão da Agencia Nacional de Aguas – ANA, demonstra quem em dezembro de 2023, na porção sul houve o avanço da seca moderada (S1) e o agravamento da seca, que passou de Moderada (S1)para Grave(S2), devido a piora dos indicadores.

Em outro ponto o decreto destaca ainda que as chuvas ocorridas até o momento não foram suficientes para reabastecer os principais reservatórios d’água dos municípios, gerando frequentes registros de exaustão de água nos poços artesianos localizados na região do sedimentar cristalino.

Publicidade

Por fim o governador declara situação de emergência, provocada pela “Estiagem” com vigência de 60 (sessenta) dias nas cidades a baixo.

Veja a lista:

  1. Acauã 
  2. Alegrete do Piauí 
  3. Anísio de Abreu 
  4. Avelino Lopes 
  5. Belém do Piauí 
  6. Bonfim do Piauí 
  7. Betânia do Piauí 
  8. Campo Alegre do Fidalgo 
  9. Capitão Gervásio Oliveira 
  10. Caracol 
  11. Cristalândia 
  12. Dirceu Arcoverde 
  13. Dom Inocêncio 
  14. Fartura 
  15. Francisco Macêdo 
  16. Fronteiras 
  17. Geminiano 
  18. Guaribas 
  19. Itainópolis
  20. Jacobina Do Piauí 
  21. João Costa Do Piauí
  22. Jurema 
  23. Marcolândia 
  24. Massapê 
  25. Monsenhor Hipólito 
  26. Morro Cabeça No Tempo 
  27. Padre Marcos 
  28. Paulistana 
  29. Pavussu Do Piauí 
  30. Pedro Laurentino 
  31. Pio IX 
  32. Queimada Nova 
  33. Redenção Do Gurgueia 
  34. Rio Grande Do Piauí 
  35. São Braz Do Piauí 
  36. São João Da Varjota
  37. São Lourenço Do Piauí 
  38. Várzea Branca 
  39. Vera Mendes 
  40. Wall Ferraz

Fonte: Meio Norte

Facebook

MAIS ACESSADAS