Connect with us

Inhuma

Inhuma recebe pesquisadores da Rota do Homem Americano; ‘fomentar o turismo e preservar a história’, diz prefeito

Publicado

em

A cidade de Inhuma, localizada a cerca de 240 km da capital Teresina, conhecida por sua rica história e cultura, mais uma vez se destaca como parte de uma das trajetórias históricas mais significativas das Américas.

O município recebeu uma equipe de pesquisadores e autoridades, que foi acompanhada pelo prefeito Dr. Elbert Holanda, em uma expedição identificada como “Rota do Homem Americano: Redescobrindo os Caminhos Pré-colombianos”.

A expedição, pioneira em sua abordagem, reúne pesquisadores públicos, empreendedores sociais, autoridades federais e estaduais e tem como objetivo principal explorar os caminhos pré-colombianos que interligaram várias regiões da América, desde a Venezuela até a Bacia do Prata, englobando também a cidade de Inhuma em sua rota histórica.

A jornada teve início na última quinta-feira (23) em Oeiras e incluiu Inhuma como um ponto fundamental dessa viagem histórica. Em Inhuma, na sexta – feira, (24), a comitiva visitou as impressionantes ruínas de Torres 1, destacando a relevância do mapa turístico local para o sucesso da expedição.

O gestor municipal, Dr. Elbert, falou por telefone a nossa reportagem sobre a expedição. “Receber essa expedição no município é um privilégio e uma oportunidade para mergulharmos ainda mais nas raízes de nossa história e potencial turístico. É emocionante ver como os vestígios de nossos antepassados podem unir continentes e desvendar os enigmas de sociedades milenares”, ressaltou.

A relevância desta investigação vai além da simples exploração de sítios arqueológicos. Ela visa compreender a distribuição desses locais e como influenciaram as sociedades contemporâneas ao longo da grandiosa Rota do Homem Americano.

O estado em que nos situamos é estratégico nessa rota, abrigando um dos maiores acervos do mundo.

A Secretária Municipal de Cultura de Inhuma, Isabel Cristina, participou da visita dos pesquisadores. “Nosso objetivo é fomentar o turismo local e preservar nossa herança histórica. Receber essa equipe e identificar nossas potencialidades é uma missão da secretaria. Seguimos firmes”, disse.

A expedição também foi acompanhada de perto pelo Desembargador Carlos Brandão, o Prof. Maria Amparo Alves de Carvalho, da Universidade Federal do Piauí, e o CREA-PI, representado por Marcelo Moraes.

Fotos: ASCOM

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS