Connect with us

Isaías Coelho

Professores de Isaías Coelho participam de evento em Brasília e recebem medalhas de honra ao mérito

Publicado

em

Jhenys Maiker Santos e Joceane Layane Rodrigues de Moura, ambos professores da Rede Municipal de Educação de Isaías Coelho, participaram da 20ª Semana Nacional de Ciências e Tecnologia, que ocorreu entre os dias 14 e 22 de outubro, em Brasília.

No evento, os educadores receberem medalhas de honra ao mérito, em reconhecimento aos seus desempenhos e de seus alunos no programa Caça Asteroides MCTI.

O programa trata-se de um projeto do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações do Brasil, em parceria com o International Astronomical Search Collaboration (IASC/NASA Partner), que objetiva catalogar e estudar possíveis Asteroides ou objetos próximos à Terra (NEOs), através de imagens captadas pelo telescópio Pan-STARRS da Universidade do Havaí – EUA. Essas imagens são tratadas e enviadas em campanhas mensais para cientistas-cidadãos do mundo inteiro previamente inscritos no programa.

O professor Jhenys Maiker participou de apenas duas campanhas mensais em 2022 e inscreveu oito de seus alunos de uma única escola, tendo a oportunidade de encontrar 11 novo asteroides. Já em 2023 foram duas escolas envolvidas com a participação de 25 integrantes e 14 novos asteroides descobertos.

“É uma emoção muito grande ter o seu trabalho reconhecido dessa forma. Foram muitos asteroides e assim muitas medalhas, meus alunos ficaram muitos felizes.” disse o professor Jhenys Maiker.

A professora Joceane Layane começou a participar somente este ano, com apenas três alunas, em apenas duas campanhas, mas já com quatro novos asteroides descobertos.
“Essa foi a minha primeira vez, inscrevi poucos alunos pois para mim foi apenas um teste para ver como seria o interesse dos outros alunos. O resultado já foi muito positivo, pois tivemos alguns asteroides e muitos outros alunos mostraram muito interesse em participar das próximas edições.” contou a professora Joceane Layane.

Todos os custos da viagem a Brasília foram totalmente arcados pela Prefeitura Municipal de Isaías Coelho e Secretaria Municipal de Educação. No total, o casal de professores trouxe mais de 25 medalhas para a cidade, onde as mesmas ainda serão entregues aos alunos juntamente com outras de demais olimpíadas e projetos realizados durante todo esse ano letivo, em uma cerimônia de premiação que será organizada.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS