Connect with us

Itainópolis

Aluna da Rede Municipal de Ensino de Itainópolis é premiada na etapa estadual do Projeto MPT na Escola

Publicado

em

Na manhã desta terça-feira, 12 de setembro, a aluna Manuelly Victória Rodrigues Barbosa, estudante do 5º ano da Escola Municipal Elias Bezerra, no Sítio Riachinho, em Itainópolis, recebeu premiação da etapa estadual do Prêmio MPT na Escola, projeto realizado pelo Ministério Público do Trabalho, em parceria com os municípios, com objetivo de combater o trabalho infantil.

O MPT na Escola é a culminância do Programa Resgate à Infância, com uma premiação dos melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos por alunos das escolas participantes após atividades, em sala de aula sobre o combate ao trabalho infantil.

A premiação aconteceu no auditório do Ministério Público do Trabalho na cidade de Picos, e além de Itainópolis, também foram premiados alunos de São José do Piauí, Simões e Oeiras.

Na ocasião, o município de Itainópolis se destacou e conquistou o terceiro lugar na categoria desenho com o trabalho produzido pela aluna Manuelly Victória, que como forma de incentivo, recebeu um tablet de premiação.

A aluna premiada, Manuelly Victória, comentou sobre a felicidade e destacou o seu amor pela arte de desenhar.

“Para mim é um motivo de grande felicidade, pois sempre quis um tablet para mim desenhar porque é algo que eu amo desde muito pequena. Então, me inspirei em produzir algo que mostre os prejuízos que o trabalho infantil causa no futuro da criança”, afirmou.

A procuradora do Trabalho e coordenadora estadual da CORD Infância do MPT, Natália Azevedo, comentou sobre o projeto e destacou a importância das atividades realizadas em combate ao trabalho infantil.

Publicidade

“No Piauí, 40 municípios aderiram ao projeto, fomos até as escolas, realizamos capacitação com todos os professores de 4º e 5º ano dos municípios que aderiram ao programa, e nos voltamos, principalmente, ao combate do trabalho infantil, explicando para toda a rede os direitos das crianças e dos adolescentes. Então, foram desenvolvidas atividades que contém ações feitas em salas de aula e envolveram a comunidade escolar como um todo e país. Assim, os estudantes desenvolveram atividades lúdicas e artísticas contra o trabalho infantil, seja em desenho, música, conto e poesia”, afirmou.

A secretária de Educação de Itainópolis, Maria do Socorro, avaliou o momento de forma positiva e destacou a felicidade por ver o desenvolvimento da educação pública municipal.

“Eu avalio o momento de forma positiva, pois foi um trabalho conjunto entre escola, família e Ministério Público do Trabalho, então abraçar esse projeto foi muito gratificante e ver uma escola da zona rural ser destaque é motivo de muita alegria para todos nós que fazemos parte da Secretaria Municipal de Educação de Itainópolis”, garantiu.

A coordenadora municipal do projeto, Maria Viviane, comentou sobre a felicidade pelo reconhecimento e premiação da aluna.

“É um momento muito feliz, pois Itainópolis concorreu com 40 municípios e ter uma aluna em destaque a nível estadual é muito gratificante, pois sabemos da importância do projeto em meio a um ano que correm avaliações externas, e mesmo assim, nos destacamos em meio a tantos municípios”, pontuou.

Além de Itainópolis, também participaram do projeto os seguintes municípios: Buriti dos Lopes, Uruçuí, José de Freitas, Barras, São Pedro do Piauí, Valença do Piauí, Piripiri, Campo Largo do Piauí, Regeneração, Paulistana, Simões, Miguel Alves, Jaicós, São João do Piauí, Esperantina, Picos, Teresina, Pedro II, Altos, Parnaíba, Campo Maior, Batalha, Cocal, Luzilândia, União, Oeiras, Wall Ferraz, São João da Canabrava, Santa Cruz do Piauí, Geminiano, Dom Expedito Lopes, São José do Piauí, Demerval Lobão, Francisco Santos, Sigefredo Pacheco, Nazária, Cabeceiras do Piauí, Santo Antônio de Lisboa e Inhuma.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS